terça-feira, 5 de julho de 2011

Salmão de fricassé

Cansada de ouvir toda a família a lembrar-me constantemente de que começo a ter muitos cabelos brancos, e depois de ouvir uma tia dizer que tenho de ter um filho porque estou a ficar velha, decidi que o melhor era pintar o cabelo. Assim o fiz, ainda ponderei uma ida ao cabeleireiro mas, achei melhor evitar essa despesa, recorrendo à tinta de venda em hipermercados. A experiência correu muito bem e a cor foi muito bem escolhida, o objectivo era cobrir os brancos e dar um pouco de brilho. Consegui alcançar o meu objectivo e o cabelo ficou bem hidratado, nem parece que o pintei. E não parece mesmo, pois ninguém percebeu! O facto de o S. não ter percebido é normal, já que os homens só percebem quando mudamos de cor radicalmente. Escolhi o tom castanho mel.



Sendo hoje terça feira, dia de futebol, é também dia de peixe! Isto porque é moda jantar à meia noite... Na semana passada jantámos salmão de fricassé, receita do sítio do costume editada a 24-03-2000.


Ingredientes: - 2 postas de salmão; - 1/2 cebola; - 1 limão; - 1 gema; - 30 gr de margarina; - 1 dl de água; - 1 colher de sobremesa de mistura de ervas aromáticas; - salsa picada; - sal e pimenta.

Modo de preparação: Tempere as postas de salmão com o sumo do limão, sal, pimenta e as ervas aromáticas. Deixe marinar pelo menos duas horas, virando as postas de vez em quando. Descasque e pique finamente a cebola. Leve ao lume com a margarina e deixe cozer suavemente até a cebola estar translúcida. Junte as postas de salmão, tape e deixe suar, sempre sobre lume brando, durante 10 minutos. Retire as postas de salmão cuidadosamente e deite o líquido da marinada no tacho. Junte a água e deixe ferver mais 10 minutos. Junte a gema e mexa rapidamente com a colher de pau. Introduza de novo as postas de salmão, rectifique os temperos e deixe retomar fervura. Sirva polvilhado com salsa picada. Acompanhámos com arroz de cenoura.






Espero que gostem!

6 comentários:

  1. Bom dia! A cor que escolheste é muito bonita... quanto ao pratinho gostei eu adoro salmão...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Palmas para o cabelinho pintado.
    Tens muito tempo para ficar grisalha, minha flor.
    Beijo,
    Nina

    ResponderEliminar
  3. NUNCA FIZ O SALMÃO ASSIM , MAS ADOREI O ASPECTO ,UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. É só elogios: os cabelos brancos e a idade! Só gente simpática ;)

    ResponderEliminar
  5. Os meus cabelos estão grisalhos, tenho cabelos brancos desde a adolescência e sim, já começa a ficar tarde para ter filhos mas, a vida é minha e quem não estiver bem que se ponha :) Não pinto porque não me sinto mal com o meu grisalho e porque o que as pessoas dizem... entra a 100 e sai a 200 ;)
    Salmão é um dos meus peixes favoritos!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia meninas! Agradeço os vossos comentários. Confesso que me sinto bem com o visual. Agora, gostava que o cabelo crescesse mais depressa, para poder fazer a trancinha que está tão na moda!
    Outro aspecto a retocar é a pele. Tenho de fazer o ritual diário com os cremes indicados, para evitar que os meus filhos pareçam meus netos!!! :)
    Claro que os comentários menos alegres não me aborrecem, tal como as acções ficam com quem as praticam, a meu ver, o mesmo se passa com os comentários!
    Ser mãe mais tarde, trará a vantagem de ser mais calma e ponderada e deixar as crianças explorar o mundo. Tenho uma excelente relação com os sobrinhos de sangue e os emprestados pelos amigos! Sei que quando chegar o meu momento, vamos ter uma relação muito especial. É daquelas coisas que sentimos e são só nossas!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!