segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Carapauzinho



É cómico começar o dia a escutar notícias como a do aumento do combustível, por motivo do aumento da matéria-prima. É que, quando diminui não vejo as grandes gasolineiras a correrem a baixar os preços! Aí, dão desculpas disfarçadas sob médias e desvios padrões que justifiquem a pouca descida verificada desde a liberalização. O mercado não é uma caixa de surpresas, afinal, o mercado rege-se, entre outras, pela básica lei da oferta e da procura, com as oscilações inerentes à incessante busca pelo tão afamado equilíbrio. Mas, mesmo assim, eu considero-o uma caixa de surpresas.


Bem, grande surpresa, para uma leiga em matéria culinária, foram os carapauzinhos que comprei no mercado da freguesia. Quando o S. viu, ficou espantado e perguntou quem havia dado, uma vez que a captura do carapauzinho, vulgo "Jaquinzinho", está proibida. Eu não sabia! Ou, pelo menos não lembrava. Engraçado que na semana passada, uma das peças do Telejornal noticiava uma captura do carapau com tamanho inferior ao permitido. Escandaloso foi o preço de venda ao público do total da mercadoria apreendida que rondava os 50 mil euros.


Assenti que o preço que paguei foi um bocado elevado, mas como passei uma semana inteira a comer carne, qualquer coisa que se apelidasse de peixe, eu comia. No entanto, senti um enorme peso na consciência, e esforçar-me-ei por não voltar a consumir este peixinho.

Ingredientes para 2 pessoas: - 2 mãos cheias do peixinho; - sal; - farinha; - óleo para fritar.


Modo de preparação: Lave o peixinho, retire o excesso de água com o apoio de papel de cozinha. Tempere com sal, passe por farinha e frite em óleo bem quente.






Espero que gostem da sugestão, de preferência, aplicada a peixe em tamanho que respeite as normas europeias!

5 comentários:

  1. Hola guapa , gracias por el comentario... las galletas te refieres a las tortas de aceite sevillanas no ???? no te salen ??? o que todavia no las has preparado ??? salirte te tienen que salir si eres un as en la cocina. Besitos

    ResponderEliminar
  2. Guapiiii matalauva es anís y ajonjolí sésamo. Besos

    ResponderEliminar
  3. Carapauzinhos....que coisa boa :)
    Com um arrozinho de tomate...
    bjs
    :)

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto destes exemplares;)
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Eu sei que é pecado, mas adoro.
    Como-os inteiros, como fazem os gatos, espinha e tudo.
    E se estás arrependida, o pecado é pequenino.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!