sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Aproveitamento de frango assado com lentilhas

Entusiasmada com o programa "Em 30 minutos com Jamie", colo-me à televisão como se fosse uma criancinha a ver os seus desenhos animados preferidos. E, ai de quem se atrever a mudar de canal!


Num dos programas, ensinou a preparar feijão com salsichas frescas, que maravilha de receita. Claro que serviu de inspiração para aproveitar restos! Restos de frango assado no forno.



Ingredientes para preparar as lentilhas, que serviram de acompanhamento, substituindo o feijão: - 1 chávena de chá de lentilhas; - 1 colher de sopa de azeite: - 1 cebola; - 1 dente de alho; - 1 colher de sopa de polpa de tomate; - pitada de sal; - 3 chávenas de água fervida; - ervas aromáticas a gosto.



Modo de preparação: Comece por fazer o refogado com 1/2 cebola e o alho. Acrescente as lentilhas e deixe suar um pouco. Adicione a água fervida e tempere com o sal. Acrescente a polpa de tomate e deixe cozer, com o lume no mínimo, por 30 min. Depois de cozidas, faça um refogado com o resto da cebola, acrescente ervas aromáticas a gosto, trituradas (eu escolhi: hortelã, salsa e tomilho), e depois as lentilhas. Reserve.



Ingredientes para preparar o frango: - 1 peito de frango (ou que tiver sobrado); - 1 colher de sopa de azeite; -1/2 cebola; - 1/2 embalagem de cogumelos frescos.



Modo de preparação: Prepare o refogado, e logo que a cebola fique branda acrescente os cogumelos laminados. Quando os cogumelos começarem a adquirir um tom castanho, acrescente o frango desfiado. Reserve.



Ingredientes para preparar o pão ralado: - 3 fatias de pão (eu usei o pão ralado caseiro que já tinha); - azeite q.b.; - ervas aromáticas a gosto.



Pré aqueça o forno a 200ºC. Num tabuleiro de ir ao forno coloque as lentilhas e polvilhe com parte do pão ralado aromatizado, faça outra camada com o preparado do frango, e por último polvilhe com o resto do pão ralado. Pode decorar com folhas das ervas usadas, que deve molhar em azeite para secarem sem queimar (usei hortelã, mas o Jamie usou salva, que nunca provei).



Leve ao forno por 15 min.



Ficou uma delícia!





Espero que gostem!

6 comentários:

  1. Deve ser muiiiito bom!
    Já agora, diz-me, em que canal e a que horas vês o tal programa do Jamie?
    Beijo e bfs

    ResponderEliminar
  2. PELOS INGREDIENTES QUE LEVA ,POSSO JÁ DIZER QUE ME AGRADA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Olá Nina!
    Tenho-o encontrado quase por acaso! Mas, consultando o guia de programação da SIC Mulher, posso dizer-te que amanhã ele entrará nas nossas casas às: 08:00 / 11:45 / 14:30 / 15:00 / 20:30.
    Bem, ele preparou umas pavlovas de compra (individuais), com um preparado de iogurte com frutos silvestres esmagados e depois com lemon curd, que decorou com frutos silvestres cortados ao meio. Quase morri quando vi o resultado final. Dei comigo a desejar ver aquele homem de avental na minha cozinha!!!

    ResponderEliminar
  4. Sãozinha, o meu S. gostou muito. E nem deu sugestão! Sim, entrámos naquela fase em que só comenta a comida se não estiver suficientemente apurada! Já se cansou de comentar quando está boa e saborosa! :(
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro esse programa e ontem já fiz uma receita: carne picada com molho inglês acompanhada de feijão e batatas assadas. Uma maravilha!!!
    Boa semana! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Tambem sou grande fa de Jamie! beijos krolova!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!