quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Frango estufado com esparguete



Na última aula de natação apanhei um valente susto. E hoje, estou super ansiosa. Depois de ter aprendido a flutuar, boiar, dar a voltinha de barriguinha para baixo para barriguinha para cima e vice-versa, depois de ter aprendido a comportar-me na parte mais funda mexendo o corpo suavemente e conseguindo ficar sem pânicos, eis que na segunda feira voltei a "panicar". Pois é! O professor deu um exercício que implicava respirar sem levantar a cabeça, limitando a virar para o lado, fazendo o movimento giratório do braço desse lado. Bem, quem sabe nadar sabe do que falo. Consegui fazer o exercício até ao fim da piscina, mas quando cheguei ao fim da piscina e reparei que estava mais perto da próxima pista do que do meu posto de salvação, a borda da piscina, assustei-me tanto que nem imaginam. Pensei: "Rita, relaxa, respira, manda o corpo para trás, flutua e depois recomeça o exercício para o outro lado". Mas, engoli água e a minha reação foi querer respirar e, esquecendo tudo o que devia ter feito, e entrei em pânico. Agarrei-me às boias que separam as pistas com tanta força que fui parar à outra pista e não conseguia sair dali. Por mais que me esforce não consigo explicar que sei tudo o devo fazer, mas o meu cérebro bloqueia e luto da forma errada. Desde segunda que tenho um nó no estomâgo e neste momento estou a tremer e super enjoada só de pensar no que me espera. Mas, não vou desistir.


No outro dia disse que fiz um franguinho muito bom. Deixo a receita, pode ser que ajude a inspirar no momento de prepararem o almocinho.


Ingredientes para três doses: - 1/2 frango; - 1/2 cebola; - 2 dentes de alho; - azeite q.b.; - cogumelos frescos; - 1 tomate pelado; - 1 colher de sopa de polpa de tomate; - salsa picada; - esparguete (dose para três); - 1,2 lt de água; - sal e piripiri q.b.


Modo de preparação: Tempere o frango com limão, sal e alho picado e deixe marinar por duas horas. Passado esse tempo, prepare o refogado e, depois de a cebola ficar branda, acrescente o frango deixando alourar de todos os lados. Acrescente os cogumelos e deixe cozinhar. Adicione o tomate pelado e cortado em pequenos pedaços. Os cogumelos e o tomate vão ajudar a libertar sucos que permitirão a cozedura do frango, mas se necessário, vá adicionando aos poucos água fervida. Acrescente a polpa de tomate e depois a massa, cobrindo com a água fervida. Rectifique os temperos, sal e pirirpiri, e deixe cozinhar por 10-15 min. Polvilhe com salsa picada.


Sugestão: Esta receita pode ser preparada sem frango, polvilhando a massa com queijo.



Espero que gostem da sugestão! Eu, vou tentar acalmar-me até chegar a hora da natação!

5 comentários:

  1. Um prato muito apreciado cá em casa!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Tem calma, que vais conseguir apreender a conviver com essa tua fobia. Não há nada mais simples e mais gostoso que esparguete com frango. bjito

    ResponderEliminar
  3. que bueno todo !!!! una receta deliciosa. Besos

    ResponderEliminar
  4. Gostei bastante desta sugestão de refeição, está muito apetitosa.

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pelo comentário que me deixou no Pão e Beldroegas, e obrigada pela visita.

    Gosto muito deste tipo de pratos, boa sugestão
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!