segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Massa com frango e caldo de frango com legumes



Hoje é um dia especial, e estou muito ansiosa, pois vou começar as aulas de natação! Não sei nadar e tenho pânico em ficar na água, principalmente se estiver perante uma corrente forte ou correr o perigo de ficar sem pé. Por isso, hoje vou iniciar o combate aos meus medos! Já tenho o fato de banho da popota!, os óculos, a touca e afins. Agora, resta esperar pelas 20:15...


Este fim de semana fui às compras com a mãe. Passámos no talho e também pela banca dos legumes. Já tinha decidido que deixaria de comprar bifes de frango, já que o seu preço é o dobro do preço de um franguinho. Então, saí do mercado com 1,5 frangos, que seriam cortados e embalados consoante as refeições a preparar. As carcaças foram aproveitas para preparar um caldo com legumes, e a carne que não consegui tirar para consumo futuro, foi aproveitada depois da preparação do caldo, para uma massinha que soube muito bem.


Massa com frango e natas, para 3 pessoas:

Ingredientes: - restos de frango q.b.; - 1/2 cebola; - 1 colher de sopa de azeite; - colorau q.b; -pitada de sal; - 2 colheres de sopa de sultanas; - natas a gosto; - 1 taça de massa; - água q.b.; - sal; - salsa picada; - queijo para polvilhar.


Modo de preparação: Comece por ferver a água para a cozedura da massa. Levantando fervura, adicione a massa e tempere com um fio de azeite e sal. Vá mexendo para não colar. Deixe ficar por 10 a 15 minutos. Entretanto, prepare o refogado ao qual acrescentará o frango desfiado. Tempere com o colorau e com uma pitada de sal. Adicione as sultanas e depois as natas. Não precisa cozinhar por muito tempo, já que o frango foi previamente cozido. Escorra a massa e acrescente ao preparado do frango. Polvilhe com salsa picada e queijo, e sirva bem quentinho!


Caldo de frango com legumes:

Ingredientes: - Carcaça de 1,5 frangos; - 2 cenouras; - 1/2 nabo; - 1/2 cebola grande (1 pequena); - 3 dentes de alho; - ramo de salsa; - 1 colher de sobremesa de tomilho; - 1,4 lt de água fervente.


Modo de preparação: Lave, descasque e corte todos os legumes. Deite a carcaça do frango na panela, adicione os legumes e acrescente a água fervente. Deixe cozinhar por 30 min. Depois de arrefecer passe por um passador de rede, e depois utilizando um filtro ou pano, filtre para eliminar boa parte da gordura. O líquido deve ser vertido para couvettes para gelo. A quantidade que fiz deu para 3 unidades de couvettes.




Espero que gostem!

5 comentários:

  1. UM PRATO DE MASSA BEM DELICIOSO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Olá, que giro encontrar uma pessoa com uma fobia parecida com a minha, força nisso, espero que aprendas tudinho rápido.
    A massa deve ser óptima, e a ideia do caldo nos cubos também. Beijinhos e um boa semana! :D

    ResponderEliminar
  3. Espero que a aula te corra bem e que consigas ultrapassar os teus medos...
    Uma boa sugestão de massa!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia!

    Espero que te corra tudo bem!

    Adorei a sugestão!

    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!