terça-feira, 18 de outubro de 2011

Muffin de banana com pepitas de chocolate



Este fim de semana contámos com a presença dos sobrinhos mais novos, a princesa B. e o príncipe M. Conclusão a que cheguei? Se acho que começo a ficar velha para ter um filho, estou idosa demais para ter dois. Tudo bem que dois filhos é bom porque fazem companhia um ao outro, e se vier um terceiro ainda melhor, para desempatar, como diz uma amiga! Mas não, não tenho paciência para as birras a dobrar, as reclamações do "É meu!", do "Eu tinha primeiro!", do "Sai daqui, a ideia foi minha!", etc, etc, etc. Por aqui, os brinquedos têm de ser divididos, o território das brincadeiras tem de ser dividido, e até, as almofadas do sofá têm de ser divididas. O balanço final? Foi positivo. Apesar de me terem tirado do sério com algumas teimosias, e muitas birras, foi divertido ter a pequenada por casa e ter brinquedos espalhados por toda a parte. Além disso, quem não gosta do pormenor de ter comida debaixo da mesa?


Ando uma sugadora de sugestões de culinária, e estes muffins preparados pelas senhoras do "Cook yourself thin" não foram exceção.


Ingredientes: - 1 cup (240 ml) de farinha (usei farinha c/ fermento); - 1 1/2 cup (125 ml) de farinha integral; - 1 1/2 cup de aveia (triturei os flocos); - 1 banana (para substituir a manteiga); - 1 colher de sopa de canela; - 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio; - 1 pitada de sal; - 1 1/2 cup de açúcar amarelo; - 2 ovos; - 2 colheres de sopa de óleo; - 1 1/4 cup (60 ml) de leitelho (buttermilk) (optei por iogurte natural); - 1 colher de sopa de aroma de baunilha; - 2 colheres de sopa de pepitas de chocolate para polvilhar.


Modo de preparação: Comece por juntar os ingredientes secos e a banana. Com a batedeira a funcionar, vá adicionando os líquidos. Utilizando uma colher de gelado, sirva a massa pelos suportes de papel (como não tinha, untei as formas com óleo) e polvilhe com as pepitas de chocolate. Leve ao forno pré aquecido a 200ºC por 15 min.


A minha sugestão: já tive uma péssima experiência com o bicarbonato de sódio, e achei a quantidade indicada um bocado exagerada. Apesar de ter colocado 2 colheres de sopa rasas, da próxima vez vou limitar o uso a 1 colher de sopa rasa, ou mal cheia se preferirem.


Se a memória não me falha, de acordo com as meninas, cada muffin tem 200 calorias, contra as 900 dos muffins normais.



Gostei! Espero que também gostem!

1 comentário:

Obrigada pela tua participação!