quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nódoa na piscina e creme de cogumelos



Quem diria que a natação pode ser um desporto violento? Ontem consegui magoar um joelho, dar um mau jeito no pulso e magoar um braço... Sem contar com o litro de água que bebi, porque o professor insistiu que eu tinha de praticar cangurus na parte mais funda da piscina. Para tanta técnica necessária, a minha falta de jeito é notória. Tinha de conseguir pousar os pés no fundo da piscina, para isso tinha de fazer o movimento das mão para ajudar o corpo a descer, depois, tinha de fletir os joelhos e dar o salto, ao ficar fora de água, tinha de flutuar de barriguinha para cima, e depois virar-me de barriga para baixo e, com a cabeça dentro de água, flutuar, bater os pézinhos para chegar até ao professor... Claro que fiz montes de coisas mal. Chegando a casa, só me apetecia enfiar a cabeça dentro da areia...



Para compensar a nódoa que sou dentro de água, provei que tenho a nascer em mim, uma verdadeira chef amadora e preparei um franguinho estufado que estava uma delícia. Mas, antes desta receita, tenho de falar de um creme de cogumelos que preparei no fim de semana passado que foi devorado rapidamente.



Ingredientes: - 3 batatas médias; - 1 alho francês; - 1/2 cebola; - 1 cenoura; - 1 colher de sopa de azeite; - 2 caldos de legumes caseiros; - 1,2 lt de água; - sal q.b.; - cogumelos frescos laminados e cebolinho q.b.



Modo de preparação: Ferva a água. Descasque e corte os legumes. Numa panela aqueça o azeite e deite os legumes, deixando suar um pouco. acrescente a água fervida e os caldinhos de legumes. Deixe cozinhar em lume brando por 15-20 min. Passado esse tempo, triture com a varinha mágica e volte a levar ao lume, acrescentando os cogumelos e o cebolinho, retifique o tempero.





Dica útil: No outro dia, não recordo se li ou se vi num programa de culinária, aprendi que a cenoura deve ser raspada pois a maioria dos nutrientes, vitaminas e afins encontram-se na casca, aliás como a maioria dos legumes a serem consumidos.






Espero que gostem da sugestão!

2 comentários:

Obrigada pela tua participação!