segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Lasanha de carne




Afinal, o que é para mim o final de um ano e a entrada num novo ano? Num jantar com um grupo de amigos, desabafei que para mim, mais não é do que mais um dia. Mas, não. Claro que não é apenas mais um dia. Já dou por mim a desejar novas férias de verão, fazer planos para mudar a rotina, desejar concretizar outros objetivos que sejam voltar a estudar. Logo, não me é indiferente. De alguma maneira, e tenho de o admitir, entro numa nova fase.



Ultimamente o trabalho aperta, sim, porque desde meados de novembro que parece que as pessoas acordaram para a vida e perceberam que o ano está a dois passos de terminar. Por isso, resumo o meu trabalho de todo o ano a 1 mês e meio de loucura. Se a uns apetece ganir, a mim só apetece gritar.


O S. fez anos e eu tinha decidido preparar uma lasanha, quando me lembrei que para ele, um jantar especial tem de ter batatas fritas. Logo, não preparei a lasanha, mas não desisti e, dois dias depois lá estava eu, a prepará-la como nunca havia preparado!


Tenho uma novidade para partilhar! Mas, agora a receita!


Ingredientes:

Para o recheio: - 1 cebola picada; - 2 a 3 clhs de sopa de azeite; - 200 gr de carne picada de porco; - 1/4 de chouriço picado; - 4 a 5 cogumelos brancos frescos laminados; - 1/2 courgette triturada; - 2 clhs de sopa de polpa de tomate; - água fervida q.b; - salsa picada.


Para o molho béchamel: 4 clhs de sopa de manteiga; - 4 clhs de sopa de amido de milho; - 8 dl de leite; - 4 dl de natas; - noz-moscada, pimenta, sal q.b.


Para rechear: - massa cannelonni pré-cozinhada.


Para polvilhar: - queijo ralado.


Modo de preparação: Comece por preparar o refogado. Estando a cebola branda, acrescente a carne picada e envolva bem na cebola. Adicione os cogumelos. Depois a polpa de tomate, o chouriço e a courgette. Vá adicionando pequenas porções de água fervida e retifique o tempero de sal. Aromatize com salsa picada. Reserve. Para o molho béchamel, derreta a manteiga numa panela, acrescentando a farinha que é importante que não deixar queimar. Adicionar o leite misturado com metade da quantidade das natas. Mexer bem até engrossar ligeiramente. Retire do lume, acrescento o resto das natas e tempere com noz-moscada, pimenta e sal. Reserve. Num tabuleiro untado com manteiga disponha os rolos recheados e deite sobre eles o béchamel. Polvilhe com queijo ralado.


A minha sugestão: Apesar de ser massa pré-cozinhada, das duas uma: ou preparamos o prato com antecedência e, deixando repousar, a massa fica no ponto; ou, damos uma cozedura na massa. Eu, prefiro a primeira.




Estava uma delícia!


Espero que gostem!

4 comentários:

Obrigada pela tua participação!