sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Embrulhinhos de carne de porco




Ando numa fase em que tudo me irrita. Não tenho vontade de organizar as tarefas domésticas depois de um dia de trabalho em que esta cabecinha foi obrigada a pensar em 2001 coisas. Por isso, e depois de um pequeno desentendimento com a minha chefia, comuniquei a decisão de não fazer horas extras no próximo ano. Acabou-se. Preciso sair à hora certa, para recuperar energias e tratar de pôr tudo em ordem. Depois de 1 a 2 horas extra por dia, faço o jantar e colo-me ao sofá. E quem é que arruma a cozinha? Quem prepara a roupa para lavar ou engomar? Quem separa o lixo para reciclar? Quem dá um jeito à casa de banho e demais partes da casa? Pois é! Isto tem de mudar. Só me apetece mudar a sala para o quarto e o quarto para a sala. A cozinha fica no sítio por causa da canalização...


No outro dia, tinha dois bifes descongelados e temperados, mas não me apetecia simplesmente grelhar. Espreitei um livro da Vaqueiro, que veio colado a mim quando juntámos os trapos, e lá estavam uns enroladinhos de carne em fatias de bacon. Menos saudável que a primeira opção, é verdade, mas a salada está sempre presente, pesando menos a consciência.


Ingredientes: - 2 bifes; - 2 fatias de bacon; - margarina q.b.


Modo de preparação: Triture a carne e molde em formato croquete. Enrole em fatias de bacon, não sendo necessário usar fio ou palito para prender. Leve a fritar em manteiga. Cozinha em aproximadamente 10-15 minutos.


Acompanhe com arroz de alho.

Ingredientes: - 1 clh de sopa de azeite; - 2 dentes de alho pequenos; - 2 chs de café de arroz; - 4 chs de café de água; - sal q.b.


Modo de preparação: Aqueça 1 colher de sopa de azeite e refogue 2 alhos pequenos. Acrescente 2 chávenas de café de arroz e deixe alourar. Adicione 4 chávenas de café de água fervente. Tempere com sal e deixe cozinhar por 15 minutos.


Como podem ver na foto, preparámos um ovo escalfado à moda da Nigella. O ovo foi cozido com a casca por quase 10 minutos.


O truque para a carne não ficar com aspeto queimado, é ir adicionando pequenas nozes de manteiga.



Espero que gostem!

5 comentários:

  1. Olá!

    Está muito bonito! E esse ovo é um espectáculo!

    Os bifes devem ser óptimos!

    E agora, se é que posso dizer alguma coisa de assuntos mais pessoais, acho que fizeste muito bem! Não faz sentido nenhum acabar assim os dias! É certo que a carreira é importante e é certo que temos que nos empenhar, mas quê uma carreira se isso acabar com a nossa vida pessoal? Há que saber manter o equilibrio! Mas isso não é nada fácil! Espero que o passo que deste seja o primeiro!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Espero bem que esta tua fase passe rapidamente.
    A refeição ficou muito boa. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. que bueno... y la yema del huevo madre miaaaaaa, dame pan !!! Besotes de Paula y mios

    ResponderEliminar
  4. Querida Rita, aprovo inteiramente a tua decisão. Há que dares prioridade a ti e à tua paz interior.
    O dinheiro não é tudo.
    Portanto, parabéns pela decisão.
    Quanto aos bifinhos ficaram com muito boa cara.
    beijo

    ResponderEliminar
  5. Ola querida, eu também ando muito seriamente a pensar em mudar de trabalho, sei que é uma pessima altura devido á fase que o pais atravessa, mas eu alem de trabalhar com adolescentes (uma idade terrivel e cada vez mais mal educados) tenho 2 filhos pequenos, andam no 1º ciclo e depois nao tenho paciencia para eles... e tb pq no fundo o meu sonho é a cozinha...

    Quanto aos teus embrulhinhos ficaram tudo de bom!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!