sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Perú com cogumelos



Viver no concelho mais rico e (supostamente) com mais licenciados por metro quadrado, não é sinónimo de educação. É verdade! Não sei se é por ter cãozinho, mas ultimamente tenho reparado que a rua anda carregada de lixo. Como é possível que as pessoas não consigam levar o seu lixo até ao caixote? Porque não reforçam os sacos que parecem mais pesados ou em risco eminente de rebentamento? Porque não têm o cuidado de apanhar o lixo que escapa? Perco minutos do meu tempo a ter o cuidado de separar o lixo, reciclar ao máximo, para depois, ter a minha rua numa miséria. Já para não contar com os cãezinhos que passeiam sem dono e, para quem, o lixo é um oásis. Espero que nenhum deles como algo indigesto. Aqui o Zequinha vai sempre acompanhado e com trela.


Aproveito para reforçar o pedido do minuto verde: RECICLEM! Aproveitem o dia de hoje para despejar o lixo do caixote e tratar da reciclagem, já que para amanhã antevese um período muito negro junto dos contentores.


Ontem cozinhámos perú. Ora vejam:

Ingredientes para 2 pessoas: - 1 asa de perú; - 1 cebola pequena picada; - azeite q.b.; - água fervente; - 5 cogumelos brancos frescos; - 1 pimento amarelo; - salsa picada q.b.; - molho de soja; - sementes de quinoa.


Modo de preparação: O perú deve marinar de um dia para o outro, temperado com sumo de limão, sal, pimentão doce, e ervas aromáticas (tomilho e alecrim). Estufe o perú preparando um refogado com metade da cebola, cobrindo com água fervente temperada com sal e deixe cozinhar na panela de pressão por 45 min. Numa frigideira larga aqueça um fio de azeite e refogue a restante cebola, acrescente os cogumelos laminados e deixe cozinhar até ficarem castanhos. Junte o pimento cortado em juliana. Limpe o perú de ossos e pele e desfie grossamente, acrescentando ao preparado anterior. Tempere com algumas gotas de molho de soja, acrescente a salsa picada e dê um toque com sementes de quinoa.


Acompanhe com batatas fritas e uma salada verde.


Para sobremesa, experimente uma papaia!




Espero que gostem! Boas festas para todos!

6 comentários:

  1. Passando para desejra umas Boas Festas!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Vim deixar um beijinho especial e desejar-te um SANTO E FELIZ NATAL com tudo de bom no teu "sapatinho", paz, amor, saude e muita felicidade!

    Beijinhos da mariana

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da sugestão até porque aqui nos Açores comemos também o perú na noite de consoada, influências dos nossos emigrantes nos Estados Unidos, um génro de Thanksgiving Day na noite de Natal, por isso, o seu perú enquadra-se perfeitamente na nossa época.
    Desejo-lhe uma quadra feliz na companhia da família, porque ela está no centro de tudo, desde há dois mil e onze anos.
    Um santo Natal.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  4. Boas Festas e tudo de bom!
    Que sejam sempre muito felizes.

    ResponderEliminar
  5. Festas Felizes e um excelente 2012 com muita saúde, paz e alguns euros.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!