quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Bacalhau com batata doce

No outro dia, fui jantar a casa da V., que preparou uma ementa de deixar água na boca! A entrada foi voul-au-vent, não me recordo do recheio, mas estava uma delícia. Delicioso estava também o empratamento! É que a moça tem jeito, e no prato da entrada fez uns daqueles riscos a que os restaurantes gourmets nos habituaram e que justificam o preço do prato, com creme de espinafres. Da próxima vez tiro foto para comprovar tanta habilidade.
Já o prato principal, foi um bacalhauzinho, que eu ontem preparei para o nosso jantar, e que recomendo!

Ingredientes: - 1 batata doce gde; - 2 postas de bacalhau tam médio; - queijo de cabra (usei mozarella e queijo da ilha); - 1 cebola; - azeite q.b.

Modo de preparação: Coza a batata e o bacalhau, separadamente, em água fervente por aproximadamente 10 min a 15 min. Escorra e reserve. Pré-aqueça o forno a 175ºC. Faça um refogado de cebola. Unte um pirex de ir ao forno com um fio de azeite, deite a batata doce reduzida a puré. Disponha o queijo. Faça uma camada de bacalhau escolhido e desfiado e, termine com a cebola refogada. Regue suavemente com um fio de azeite e leve ao forno por 10 a 15 min.

A V. disse que a cebola seca acompanha bem melhor que a cebola refogada. Podem encontrá-la à venda na loja do IKEA. De momento, só têm pacotes de 0,5Kg e como a V. achou um exagero, não comprámos. Os supostos frasquinhos, de menor quantidade, só estarão disponivéis em Março.

Eu fiz num pirex. Mas, a V. empratou individualmente com recurso a um molde de cozinha, e levou ao microondas por menos de 5 min.

Espero que gostem!

4 comentários:

  1. Bacalhau é meu peixe predileto, amei a receita. Parabéns
    Bjs e um excelente dia
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. tem um aspecto mesmo bom, gostei muito.

    ResponderEliminar
  3. Bacalhau é sempre uma delícia, e que bom aspecto tem o teu.

    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!