terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Bolo Victoria

O ano de 2011 foi um turbilhão de emoções, começou com o planejamento de aumentar a família, que infelizmente não correu como desejávamos. Optámos por colocar, como dizia uma querida amiga, para segundas núpcias. Foi um momento demasiado frustrante, que vamos ultrapassando diariamente. O lado positivo? Tivemos a possibilidade de visitar o Porto, e deliciarmo-nos com a gulosa da francesinha! Recomendo a viagem de comboio! Depois, veio o concerto dos Bon Jovi, que adorei. Depois as férias de verão, em que percebemos que temos de aproveitar mais a casa de férias dos pais. Depois, alguns passeios por Lisboa, que espero que se repliquem em maior quantidade e com igual qualidade. Ainda, os jantares com as amigas V. e D., que têm sido umas queridas e têm surpreendido bastante. A companhia da mãe, que tem sido uma grande amiga. Acolhemos o Zeca, que tratamos como um filho! Já sabemos o que é ter sob a nossa responsabilidade uma criaturinha que precisa que respeitem os seus horários de fazer o chichizinho, e que se preocupem em colocar a comidinha no "pratinho". Depois veio mais um passeio, até Sesimbra, que adoro e, se ganhasse o euromilhões, além de comprar uma ilha paradisíaca, comprava uma casinha neste cantinho de Portugal que adoro, e onde vivi excelentes momentos com o maridinho. É muito especial. Não posso esquecer o primeiro sorteio do blogue, que me deixou entusiasmada como uma criancinha! Vieram as prendinhas de Natal, que foi passado com os sogros. E que, finalmente reatámos os laços de sangue e os de amizade. Só tenho a agradecer. Já o fim de ano foi passado em Cabanas de Viriato. Gostei imenso, apesar do frio que fazia, que prefiro nem lembrar! Para começar o 2012 em beleza, coisas de mulheres! Cortei o cabelo, e saí do cabeleireiro 0,5 kg menos gorda! Dei um salto aos saldos e comprei umas roupitas e acessórios. Portanto posso concluir que em 2011 ri, chorei, gritei, saltei, desesperei, esperei, amei, detestei e desejei, fechei o ano com uma limpeza facial maravilhosa, e abri o 2012 com cabeça renovada!



Agora, partilho convosco, uma das receitas que o Jamie ditou na minha cozinha, ora vejam e deliciem-se. Fácil de preparar e, adivinhem, fácil de comer!!!



Ingredientes 6-8 pessoas:


Para a massa: - 225 gr de manteiga amolecida sem sal (mais alguma para untar); - 225 gr de farinha com fermento peneirada (mais alguma para polvilhar a forma); - 225 gr de açúcar; - 4 ovos tamanho L (usei M); - raspa de 1 limão.



Para o recheio: - 150 gr de doce de morango de boa qualidade; - 250 gr de morangos frescos; - 285 ml de natas para bater; - 2 colheres de sopa de açúcar: - sumo de 1 limão; - 1 vagem de baunilha golpeada no sentido do comprimento (usar só as sementes) (não adicionei); - açúcar em pó para polvilhar.



Modo de preparação: Começe por pré-aquecer o forno a 180ºC. Prepare as formas untando com manteiga e polvilhando com farinha. Prepare a massa, batendo a manteiga com o açúcar, até obter um creme leve e fofo. Acrescente os ovos, um a um. Envolva a farinha e por último, a raspa do limão. Deite nas formas de 20 cm de diâmetro e espalhe com a espátula para que os bolos cresçam uniformemente. Os bolos ficam prontos em 20 min. (Recorra à técnica do palito se tiver dúvidas. Se o palito sair seco, desligue o forno, e deixe a porta ligeiramente aberta para que começe a arrefecer). Deixe os bolos arrefecer completamente e prepare o recheio. Aqueça ligeiramente o doce de morango para que fique menos grosso. Acrescente ao doce os morangos lavados e laminados. Deite o preparado sobre o bolo que considerar menos bonito. Bata as natas em castelo com o açúcar e o sumo de limão. Deite sobre os morangos, e termine com o outro bolo, polvilhando com açúcar em pó.





Que tal? Espero que gostem!

13 comentários:

  1. me encanta... además es super facil de hacer verdad ??? besosss

    ResponderEliminar
  2. Lindo!
    Digno de uma rainha!:)

    Bom Ano para ti
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A vida é mesmo assim cheia de coisas boas e outras menos boas... mas temos que saber ultrapassar da melhor maneira possivel e saber viver os bons momentos da vida!
    E que belo bolinho nos deixa hoje, uma delicia de se olhar e de comer...imagino!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. O bolo ficou lindíssimo, parabéns!
    Que o Novo Ano te traga o que mais anseias!

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Um feliz ano de 2012 para ti e para os teus! Cheio de sonhos e coragem para os concretizar!

    Este bolo é lindo e já está há algum tempo na minha lista de coisas a fazer!

    Um dia destes experimento!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Feliz 2012 para a família :)

    E já fiquei com água na boca.

    ResponderEliminar
  7. Ficou um bolo lindissimo!!
    Bom bom era apanhar uma fatia do lado de cá do ecrã hehe. beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    Já te deixei resposta ao comentário que fizeste no meu blog sobre o Robot de cozinha.

    Bjs
    Sónia

    ResponderEliminar
  9. O bolinho tem um aspeto irresistível.
    Quanto a ti, flor, viveste bem o 2011, pelo que li.
    Investe no novo ano, um dia de cada vez.
    Desejo-te as maiores felicidades.
    Beijo da Nina

    ResponderEliminar
  10. Que ótimo aspeto! Tu não me tentes mulher, que não posso ver essas coisas deliciosas à frente!
    Bom ano :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá! Também já experimentei esta receita http://coisasminhasedacozinha.blogspot.com/2011/11/um-bolo-que-foi-uma-autentica-vitoria.html
    e deixa-me dizer-te que fiquei super fã! Um dos melhores bolos que comi ultimanente, mas o meu foi recheado com chantilly e ananás.
    O teu, tão repleto de morangos, já me deixou a salivar :)

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pelo seu blog. Adoro cozinhar e estou te seguindo para conferir suas dicas.

    Te convido, se for do seu interesse a conhecer meu espaço, se gostar me segue também.

    Beijos. Fica com Deus.

    www.novamodaemdestaque.com

    ResponderEliminar
  13. UM BOLO DE DEIXAR ÁGUA NA BOCA...ADOREI.
    BJS

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!