sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pão com frutos secos



Felizmente, tenho conseguido cumprir com a minha decisão, de sair à hora certa do trabalho. Mesmo assim, falta-me algo. Falta uma agenda para tomar notas das tarefas a executar. Faz-me falta organizar os dias, a casa, e a cabeça. Resumindo, faz-me falta escrever.


Fazer pão em casa, não é necessariamente sinónimo de rotina. Podemos variar o "recheio". Costumava preparar pão com sementes de sésamo, quinoa, aveia e linhaça. Ultimamente, temos aproveitado os frutos secos que sobraram da época natalícia, e preparámos um pão com nozes, pinhões e avelãs.


A balança nova que comprei, a mais barata do Continente, já não funciona... Para começar, a pilha estava sempre a sair do sítio, e agora, nem com um papelinho a forçar, me diz o peso das coisas. Estranho que na primeira, a pilha tenha durado 3 anos, quando na nova resistiu um mês! Devia ter perdido a cabeça e comprado a balança da Loja do Gato Preto, seriam 30 euros bem gastos. Além de pesar os alimentos, serve também para decorar.


Ingredientes para um pão de forma: - 1 cup de farinha integral T150; - 2 cups de farinha usos culinários; - 1 clh de sobremesa de sal; - 3 dl de água morna; - 1 colher de sopa de azeite; - 15 gr de fermento de padeiro; - 2 clhs de sopa de noz*; - 2 clhs de sopa de pinhões; - 2 clhs de sopa de avelãs*.

* reduza a pedaços


Modo de preparação: Comece por juntar as farinhas, acrescentando o sal e os frutos secos. À água morna junte o fermento e o azeite, mexa bem para dissolver. Acrescente, aos poucos, o preparado da água à farinha. Vá mexendo suavemente, até a massa descolar das paredes do recipiente. Forme uma bola e deixe descansar numa tigela untada com azeite. Tape com película aderente e deixe levedar por 1 hora. Passado esse tempo, volte a amassar um pouco a massa, de forma suave, e coloque na forma, também untada com um pouco de azeite, e deixe levedar mais 1 hora. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 40 a 50 min. No forno, deixe sempre um recipiente com água para a massa não ficar seca.


O tempo total de preparação com intervenção humana é de aproximadamente 30 minutos, o equivalente a misturar os ingredientes e amassar.


O lado bom de fazer manualmente, sem recurso a qualquer ajudante eletrónico, é o facto de poder preparar quantos pães quiser, com os ingredientes que preferir.



Espero que gostem da sugestão!

1 comentário:

  1. Tem um excelente aspecto o pão. E realmente fico contente que comece a sair a horas do trabalho.

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!