quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Preciso de ajuda

Caros amigos, no auge da minha ignorância, solicito o vosso apoio para perceber como funciona esta geringonça. Tenho um jantar no sábado e decidi preparar um fundue de carne.







Aqui, reside a minha dificuldade. O que tenho de pôr aqui dentro, por forma a garantir a segurança das visitas e sem atear fogo à casa?




Obrigada!

12 comentários:

  1. Oye Sonia! Eres un cielo! Lo que pasa es que no sé como funciona este aparato sin hacer daño a nadie!
    Besito

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Tudo bem?

    Olha, eu uso sempre um liquido que compra na CASA (também há na Àrea) que serve para a cender tochas, lamparinas e o fondue! Também utilizo o mesmo quando faço grelhados na pedra. É um liquido azul e espesso, que se deita na lamparina e se acende com um fósforo, sem fazer uma chama muito grande e que se consome devagar. Enchendo a lamparina uma vez (e com o azeite já a ferver) consegue-se manter o azeite quente o jantar todo.

    Espero que tenha ajudado!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Tens duas alternativas:
    Pões álcool e tens de ter cuidado para não derramarem na toalha, porque se alastra a chama à tolha é uma grande confusão (fala a experiência. Se acontecer apagas com sal ou abafas a chama, eu despejei o meu precioso copo de vinho, mas não foi a melhor solução. :)
    Ou então compras um gel que vendem nas lojas de artigos para restauração utilizam nos rechauds para manter a comida quente. É mais seguro mas deita um cheiro muito intenso, pode ser que haja algum sem odor.
    Na panela colocas óleo, o melhor é o de amendoim porque suporta melhor as altas temperaturas. O segredo do fondue são os molhos, a carne deve ser bem tenrinha e só leva sal.
    Beijinhos, espero ter sido útil

    ResponderEliminar
  4. Colocas álcool embebido nessa esponja, depois acendes e a lamparina fica pronta a aquecer a caçarola. A pequena peça metálica serve para abafar a lamparina quando quiseres que se apague, basta tapares e o lume extingue-se.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela preciosa ajuda. Agora, mais uma dúvida: a quantidade de alcóol? Deve ser a suficiente para embeber a esponjinha? E, já agora, e porque não tenho experiência: O alcóol aguenta durante todo o jantar? Ou tenho de ir adicionando? Ah! Outra coisa: o óleo a colocar na panela deve ser pré-aquecido? Que quantidade de óleo aconselham? 0,5 lt? (Seremos 6 a jantar).
    Obrigadinha!

    ResponderEliminar
  6. quanto a mim o ideal e o gel pois ,pois nao e tao perigoso, e acho que arde durante mais tempo,pois uso para grelhar picanha na pedra e aguenta o jantar todo aceso. isso compra-se em garrafas um gel verde ou azul.

    ResponderEliminar
  7. Meninas, o gel vende-se no Continente?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Olá
    Antes de mais um bom ano
    Esse gel encontras no continente, se não me engano na área das acendalhas e assim, se não encontrares pergunta que de certeza que têm-
    Quanto ao oleo deve ir já quente, a chama é só para manter.
    As primeiras peças de carne vão fritar muito depressa, as outras demoram mais um pouco.
    Na área do oleos e azeites procura um oleo proprio para fondue, eu já encontrei uma vez, e é realmente melhor porque não salpica tanto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Caras amigas, Agradeço o vosso apoio. Acho que entendi direitinho! Depois conto o resultado!
    Beijinho e excelente sexta-feira!

    ResponderEliminar
  10. Olá Sónia,

    Temos um parecido. Utilizamos Bioetanol, recomendações da senhora da loja do gato preto. Vem num frasco grande azul e diz la que serve para fondue.
    Utilizamos o nosso no dia de ano novo e sugiro que aqueças primeiro o óleo num tachinho assim não têm que esperar muito.

    Bjs e bom jantar

    Azeite e canela

    ResponderEliminar
  11. E, já agora, coloquem uma rolha de cortiça no óleo. Impede que "respingue"....

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!