sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Viriato e maranho da Sertã

Ontem, eu e o S. conseguimos jantar um pirex inteirinho de uma maravilhosa massa que postarei brevemente. Para gastar as calorias ingeridas, fui passear o Zeca, arrumei toda a cozinha, estendi a roupa, fiz pão e preparei a máquina para voltar a lavar.


Deixo uma foto das cabanas de Viriato. O engraçado, é que quando vi o "monumento" lembrei-me de um desenho do livro da primária a reproduzir as cabanas. Pena que estejam neste estado:




Lembro-me de aprender que Viriato havia sido um guerreiro, e de acordo com a Wikipédia morreu em 139 A.C., não se sabendo o ano de nascimento. Liderou a tribo Lusitana, e foi o terror dos romanos. O que eu não sabia, é que este senhor também foi homenageado com uma estátua em Zamora (Espanha). Infelizmente, foi assassinado pelos seus companheiros enquanto dormia. Espero que não tenha sofrido.


Ultimamente temos recebido algumas ofertas, desde umas laranjinhas que os sogros trazem, a um cabaz oferecido pelos pais e que incluía um azeite produzido por uns primos em segundo grau, um chouriço, uma farinheira, umas couves tenrinhas, uma alface com a qual preparei a sopinha e, um maranho! Eu ainda perguntei à minha mãe se podia congelar depois de cozinhá-lo. Pode ser congelado, mas não foi preciso, pois foi quase devorado no momento. E o S. a dizer: "Ah e tal, que eu não gosto muito..."





Espero que a foto vos inspire para visitarem a Sertã, por volta da festa do maranho!


Espero que gostem!

7 comentários:

  1. É sempre tão bom receber estas ofertas caseiras, ultimamente tudo o que é produzido manualmente sabe-me muito bem mesmo que sejam sabonetes :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    E quando é essa festa? Eu adoro maranhos! Mesmo! No outro dia a minha mãe comprou e eu andei a almoçar maranhos quase uma semana, sem sacrificio nenhum!

    Vives num sitio bem bonito!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Nada melhor que o tradicional!
    Viciante, infelizmente vivo na cidade. Mas o meu sonho era mudar-me de malas e bagagens para o interior! Visito a Sertã sempre que posso, e já agendámos viagem para o próximo mês. O festival do maranho em 2011 aconteceu entre os dias 08 e 10 de Julho.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Quais são os ingredientes do maranho? Nunca provei mas parece-me ver arroz e carne, será?

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Eu conheci os maranhos numa visita que fiz á zona da Sertã, adoramos.
    O meu marido também já fez aqui em casa e ficou muito bom.
    Mas dá muito trabalho. é melhor ir até à Sertã, uma vez que não estou muito longe.
    Podes ver no meu blog como fizemos cá em casa.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. O meu pai é de Proença-a-Nova e, por isso, conheço bem e adoro maranhos! O sabor tão característico que a hortelã lhe dá faz as minhas delícias. Sempre que posso, vou lá matar saudades. Das pessoas, dos locais e,claro, dos maranhos. Não são como os que a minha avó fazia mas à falta de melhor...
    Um beijinho para ti

    ResponderEliminar
  7. Maranho é a essência da delícia.
    Sortuda!
    beijo

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!