segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Frango estufado com batatinhas assadas



Ultrapassada uma semana de trabalho, com algum frio, e imensa preguiça de ir à natação, estou de volta, para contar o que se foi passando. E, nada melhor que começar com uma aventura no Centro Hospitalar Lisboa Central, e que posso rotular como "Em busca da sala de exame"! Para começar, troquei os hospitais, fui direitinha para o dos Capuchos, quando deveria ter ido para o de S. José. Erro injustificável, já que trabalho com estes hospitais à 3 anos, e é, inclusive, o cliente mais visitado por mim! Adiante. Pergunto a uma administrativa onde posso realizar o exame, e a senhora diz para eu procurar um edifício espelhado. Fui até lá e, foi aí que percebi que estava no hospital errado. Fiz o percurso para o S. José a pé, nada de grave, não fosse ter cometido a enorme asneira de ter feito o percurso do carro, o que implicou ter de subir uma rua com um grau de inclinação superior a 45º (não sendo superior, está quase lá!). Cheguei ao hospital, e dei logo de caras com a indicação "Medicina 1.4" para a esquerda. Boa! Isto vai ser canja. Acontece que, a indicação não voltou a aparecer, e foi ver-me a entrar em tudo que era porta para perguntar. Descobri a porta principal, e, seguindo as indicações que fui recolhendo, pois sou apologista de que quem tem boca vai a Roma, fui até ao 5º piso, de escada, pois o elevador estava avariado. Chego lá e dou de caras com a informação "Medicina 1.4 Homens". Perguntei para os meus botões "Onde é ficam as senhoras?". Por sorte, fui toda pipi, com o cabelinho penteadinho e um ganchinho fofinho, uns sapatos de salto alto, que se revelaram a primeira asneira do dia, e aproveitei para estrear a camisa nova, com um maravilhoso cache couer. Isto para dizer que, quanto estamos minimamente apresentáveis não falta quem dê ajuda, mesmo que, nos obrigue a descer até ao 2º piso e voltar a subir até ao 5º piso. Pois é, a "Medicina 1.4 Mulheres" é no mesmo piso, mas, como o elevador está avariado, tive de atravessar o corredor dos senhores. Os hospitais deviam ter daqueles mapas que se entregam quando entramos num parque de diversões. Além de a indicação principal, ter sido limitada à entrada principal do hospital, como o elevador estava avariado, para quem tem de ir a pé, não existem indicações dos serviços nas portas exteriores dos pisos, aliás, nem existe indicação do piso onde estamos! Depois de palmilhar o hospital por 1 hora, lá descobri o local do exame, fui a última a ser atendida, mas fiquei a saber que o meu coração está muito bom, sem qualquer distrofia, disse o médico que ainda tentou encontrar alguma malformação, mas nada. Puf! Ainda bem! Era o que me faltava, sair dali lavada em lágrimas.

Gosto de legumes, sou menina de fazer uma refeição 100% vegetariana. Esta receita não é 100% vegetariana, mas permitiu abusar dos legumes.

Ingredientes para 2 pessoas: - 1/2 frango; - 1 alho francês; - 1 cenoura; - 1/2 pimento vermelho; - 2 caldos caseiros; - 2 colheres de sopa de polpa de tomate; - azeite; - sal q.b; - 1,2 lt de água; - batatatinha para assar.

Modo de preparação: Deite um fio de azeite na panela de pressão, adicione os legumes, lavados e cortados a gosto. Acrescente o frango, os caldos, deite a água fervente, tempere com sal e adicione a polpa de tomate. No acessório de cozer a vapor, deite as batatinhas. Feche a panela de pressão e, logo que o apito começe a expulsar vapor, baixe o lume para o mínimo e deixe cozinhar por 10 minutos. Passado esse tempo, abra a panela (em segurança) e retire as batatinhas. Volte a fechar e deixe o frango cozinhar mais 10 minutos. Entretanto, coloque as batatinhas num pirex de ir ao forno untado com azeite e temperado com sal, envolva bem e polvilhe com ervas aromáticas secas como tomilho e salsa. Leve ao forno por 10 minutos a 175ºC. Acompanhámos com uma sopinha, que serviu para usar os espinafres fresquinhos, recolhidos da nossa hortinha.






Espero que gostem!

3 comentários:

  1. Hummm! Que bom aspecto tem o franguinho!!!
    Bjos....
    Alice

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo coração de atleta olímpica!
    O franguito está com ótima pinta.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Sou mega fã destas batatinhas!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!