quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Rolo de carne com arroz de cogumelos



Por aqui o Carnaval foi passado nas lidas domésticas! Não me apeteceu sair, apesar de ter proposto ao maridinho um passeio para depois do almoço. Agarrei-me ao forno, que não via esfregão à algum tempo. Deixei o fogão a brilhar que parecia acabadinho de comprar, e assim, fez companhia ao frigorífico que durante as férias ficou desligado, e quando regressámos foi todo lavadinho. Ainda limpei por baixo do frigorífico e da máquina de lavar. E pronto, a cozinha está despachada. Fica a faltar lavar os estores, mas isso fica lá para maio.

Tenho a partilhar com os amigos leitores que, volto às aulas de espanhol, no Cervantes, já este sábado! Estou em pulgas! Temos de fazer pela vidinha! E, se tudo continuar a correr às mil maravilhas, em setembro, rumo à faculdade (estou sempre a dizer isto...).

No outro dia, mais uma exceção ao menú "Sopinha ao jantar"... Apeteceu-me, ainda por cima com o Benfica a perder, tinha de animar o maridinho, apesar de não ter fritado batatas!

Ingredientes para 3 pessoas: - 200 gr de carne de porco picada; (Para o tempero: - sumo de 1/2 limão; - sal q.b.; - colorau; - 1 folha de louro); - 1/4 de chouriço picado; - 2 cogumelos brancos grandes e frescos; - 1 chávena de arroz; - 2 chávenas de água fervida; - 1/2 cebola pequena; - azeite e sal q.b.

Modo de preparação: Tempere a carne, acrescente o chouriço, e deixe a marinar por umas horas. Pré aqueça o forno e num pirex untado com azeite, deite o rolo de carne. Tape com folha de alumínio e leve ao forno, a 175ºC por 1 hora. Passados 30 minuntos, coloque o cogumelo no forno, num prato individual. Prepare o arroz, 15 a 20 minutos antes de o tempo de cozedura da carne terminar. Faça o refogado e acrescente o cogumelo fresco laminado. Adicione o arroz e deixe cozinhar um pouco, sem queimar. Acrescente a água fervida e tempere com sal. Coloque a tampa, sem fechar totalmente e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos.

Espero que gostem! Sugestão copiada à amiga V.!

3 comentários:

  1. estupenda receta !!! una pinta buenisima. besotes

    ResponderEliminar
  2. Olá, a receita é fantástica. Adorei
    O arroz... deve ser Tão Bommmm... humm

    Parabéns pela apresentação.
    Beijinhos
    http://receitasdaselene.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!