quinta-feira, 29 de março de 2012

Da panela para a mesa #2 Massada de tubarão


Queridas amigas e donas de casa, estou bastante satisfeita com o meu comportamento, e não podia deixar de comentá-lo convosco! Um dos erros de trabalhar em casa, é pensarmos que a qualquer momento, podemos fazer as tarefas que no dia anterior não nos apeteceu, como por exemplo, arrumar a cozinha. Não que isso acontecesse todos os dias, mas às vezes não me apetecia e ponto final. Desde domingo que, acabamos de jantar, passo um olhinho nos trabalhos do curso, vou passear o Zequinha e, ao regressar, arregaço as mangas e limpo a cozinha. O que significa: lavar a loiça, o que inclui as panelas (gosto de ter o fogão desempedido de tralha), lavar o fogão e as paredes ao seu redor, limpar toda a bancada, assim como as portas dos móveis, o chão é varrido e lavado e ainda preparo a máquina para lavar depois da meia noite. Ainda deixo o almoço do maridinho preparado e a camisa engomada. Depois disto, bebi um cha quentinho e caí redonda na cama. Dormi da meia noite até às oito! E, hoje, sinto-me feliz!

Quanto ao post mistério, era um verdadeiro mistério, já que as dicas eram escassas! Atão é assim, nunca provei tubarão, e depois de a Luísa Alexandra ter falado deste peixinho, e de o ter visto à venda na peixaria do tio Belmiro, lá decidi trazer uma postinha pequenina. Ainda perguntei à menina como o podia preparar, e segui a sua sugestão. O S. também não sabia o que era o jantar. E pedi para provar a carne ao mesmo tempo que eu. Quando lhe disse que era tubarão, ele disse que ficava triste porque entende tratar-se de um animal que não devia ser pescado, já que é torturado. Concordo com ele, por mim, seríamos vegetarianos, mas depois vem o meu menino dizer que precisa de carne porque tem de fornecer proteínas ao organismo e blá blá blá. Se pensarmos bem, todos os animais e aves têm a sua porção de sofrimento.

Adiante. Estes foram os ingredientes que usei para 2 pessoas: - 300 gr de carne de tubarão cortada aos cubos; - 1 taça de macarrão; - 1 batata grande cortada aos cubos; - 1/2 nabo cortado aos cubos; - 1 cenoura grande cortada às rodelas; - 1 cebola média cortada às rodelas; - 2 dentes de alho picados; - 2 colher de sopa de azeite; - 4 colheres de sopa de polpa de tomate; - sal q.b.; - piripiri q.b.; - 1 colher de chá de creme de marisco; - salsa e coentros picados; - 1 lt de água fervida.

Modo de preparação: Comece por ferver a água. Corte todos os legumes, assim como o peixe. Prepare o refogado e acrescente os legumes, deixe suar um pouco. Acrescente a massa e envolva, adicionando a água até tapar o conteúdo da panela. Adicione o peixe, a polpa de tomate, a sopa de marisco e tempere com sal. Acrescente as ervas picadas e o piripiri. Deixe cozinhar por 15 minutos com o lume no mínimo.



Espero que gostem!

8 comentários:

  1. Olá! Obrigada pelo comentário! Que tenhas um excelente dia!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei tubarão, nem nunca vi à venda, tenho curiosidade...
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Eu nem sabia que esse bichinho se comia.
    Também já tem havido humanos que sem nada de mal lhes fazerem teem sido bem torturados por eles.

    ResponderEliminar
  4. Olá Bricolar e Maria! Também só vi à venda no Continente, mas o S. insistiu que não devia ser tubarão mas sim cação. É verdade que infelizmente acontece os humanos racionais fazerem parte da dieta destes bichinhos.
    Obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Descobri o teu blog através de uma amiga minha e estou realmente encantada. É lindo, bem estruturado, interessante, moderno, atual [as tuas qualidades, não?! ;)] e fiquei realmente fã. Sou tua seguidora sim e acho que nos vamos dar muito bem! Gostaria de te convidar a visitares também a “minha casa”. Espero que te sintas lá tão confortável quanto eu me senti na tua! ;) Seria um prazer ter-te por lá!
    Votos de muitos sucessos. Eu volto, de certezinha.
    beijinho
    http://cottoncandy-peaches.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Olá Aida, sê bem vinda à minha cozinha! Ainda bem que foi do teu agrado. Claro que vou dar um saltinho à tua cozinha!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!