sexta-feira, 16 de março de 2012

Schnitzel com agrião e molho de maçã



Nem imaginam a nossa maré de azar! O aspirador avariou. O ferro de engomar avariou. A máquina do café, avariou. Definitivamente tenho de fazer uma lista dos eletrodomésticos que preciso.

Já agora, alguém já teve de substituir a borracha do congelador? Liguei para uma loja de reparações, e informaram que teriam de enviar o técnico para tirar as medidas. Fui a outra, onde o senhor me aconselhou a comprar um frigorífico novo, já que a compra da borracha, além de cara, pode não resolver o problema. Qualquer dia, sai um iceberg do congelador...

Passo a copiar, quase literalmente o texto da receita, que adorámos. Saiu do livro "Cozinhar com Jamie Oliver".

Ingredientes para 2: - 1 noz de manteiga; - raspa e sumo de 1/2 laranja; - 50 gr de açúcar; - 1/4 de colher de chá de canela em pó; - 1/4 de noz moscada ralada; - 1/4 de colher de chá de cravinhos moídos; - 2 boas maçãs, descascadas, sem caroço e cortadas em pequenos cubos; - 2 escalopes de porco; - sal marinho, pimenta-preta e farinha; - 1 ovo tamanho L; - pão ralado fino; - azeite; - 2 molhinhos de agriões; - 1 limão.

Modo de preparação: Comece por preparar o molho de maça, numa panela pequena, derreta a manteiga com a raspa e o sumo de laranja, o açúcar, a canela, a noz moscada e o cravinho. Mexa até a manteiga espumar e depois, junte as maçãs. Tape e deixe cozinhar por 20-25 minutos, em lume médio a brando. Prove e junte um pouco mais de açúcar se necessário.

Para preparar a carne, coloque os escalopes numa tábua de corte, ponha um pedaço de papel vegetal por cima e bata a carne com o fundo de uma frigideira para espalmar (usei o rolo da massa e bati sempre no mesmo sentido e delicadamente). Deve ficar com 0,5 cm de espessura.

Para panar a carne, alinhe 4 pratos. Da esquerda para a direita, deite o sal e a pimenta num, a farinha no segundo, o ovo batido no terceiro e o pão ralado no último. Quando passar pelo ovo, deixe escorrer antes de passar para o pão. Quando pasar no pão, sacuda para retirar o excesso.

Aqueça uma frigideira e deite um bom bocado de azeite e, quando estiver bem quente, vá colocando os pedaços de carne. Cozinhe cerca de 2 minutos e depois agite cuidadosamente para os cobrir com azeite. Vire a carne e continue a cozinhar por uns minutos, até ficar dourada e estaladiça. Retire para um tabuleiro coberto com papel absorvente e tempere com sal e pimenta. Emprate e regue com um pouco de sumo de limão e azeite virgem extra.

Espero que gostem!

3 comentários:

  1. Tens de ir à bruxa está visto!!!O ano passado também se avariou em catadupla uma série de aparelhos.O pior é que depois se gasta quando não se pode!!!
    Foi uma boa sugestão!!

    bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Que maré de azar. Quando vêem parece que até fazem fila, mas ele depois vai embora, deixa lá.
    Bela refeição.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!