segunda-feira, 23 de abril de 2012

Congelar refeições

(via Internet)

Até à uns tempos atrás, antes da minha vida de blogueira, as refeições eram preparadas sempre para 2 ou 3 pessoas, mediante a necessidade de preparar almoço para o maridinho. Agora, isso mudou um bocadinho e, provavelmente, será um campo a explorar.
Na semana passada descongelei carne picada. O saco devia ter umas 300 gr. O S. perguntou se com a carne que sobraria eu iria preparar rissóis. Lá está, à uns tempos eu reservaria parte da carne para outra coisa qualquer. Desta vez não. O jantar ia ser linguini com almôndegas. Preparei o molho e fiz toda a carne em almôndegas. Eu jantei, o S. jantou, o S. levou para o almoço e, o que sobrou foi congelado.
Depois de uma tarde a limpar a canalização do lavatório da cozinha, coisa menos bonita de se fazer mas igualmente necessária, não havia paciência para muito mais. É que depois disso foi a vez de limpar toda a bancada e armários e garantir que tudo ficaria limpo e desinfectado. Por isso, o jantar foi o que sobrou do jantar de sábado, rolo fingido recheado com bacon e fiambre acompanhado de linguini, para o almoço do S. descongelei as almôndegas e levou o mesmo acompanhamento.
Ontem fiz frango assado no forno para o almoço. Fiz um frango, claro que comemos apenas metade. Com a outra metade, e como deixei feijão branco de molho, vou preparar esta receita e, o que sobrar, congelo para outra refeição.
Assim, aprendo a gerir melhor o tempo e os recursos como o gás e a electricidade.
E vocês, como fazem?

8 comentários:

  1. Eu também congelo. E por vezes quando dá vontade de ir comprar um bacalhau com natas precozinhado ou outra coisa do género(que é rápido, não dá trabalho mas custa o dobro do preço), basta abrir a arca e tirar.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Por norma cozinho apenas o suficiente para cada refeição.
    Já tinha pensado nessa hipotese, cozinhar mais e congelar, mas como tenho um combinado, o congelador não é suficientemente grande para poder congelar comida pronta.
    Vivo com esse dilema também,
    Mais tarde volto para ver os comentários das nossas amigas e poder aprender com elas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ey tb congelo a comida até sopa kis .=)

    ResponderEliminar
  4. Também faço essa rentabilização, sim.
    Beijinhos

    PS- Espreita o meu espaço. Há por lá uma "contemplação" a este Blog :)

    ResponderEliminar
  5. uma das grandes vantagens que tiro da Bimby é poder fazer várias coisas ao mesmo tempo e rentabilizar o tempo e economizar com a vantagem de poder fazer 2 pratos diferentes e não andar 2 e 3 vezes seguidas a mesma coisa.

    Para além disso a mais valia que a Bimby me trouxe foi a rentabilidade dos chamados "restos", faço muitos aproveitamentos com uma facilidade enorme e em muito pouco tempo, é claro que tenho uma latinha que me ajudou também a reorganizar a minha despensa e a minha arca e frigorifico, com a vantagem de ter 100 fichas em que componho os menus da semana que agradam a todos.

    A Bimby é também uma electrodoméstico muito económico desde que a uso que noto uma diferença na conta da luz.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia! Agradeço os vossos comentários. Agora que começo a recorrer ao método da congelação, percebo que durante três anos poderia ter aproveitado melhor o tempo. Quanto à Bimby não duvido que seja um excelente equipamento e por mim já faria parte da família, mas ultimamente parece que tudo avaria e que o dinheiro não dá para suportar todas as despesas... Por enquanto e até o S. conseguir ser aumentado e eu conseguir perceber o que será do meu futuro profissional, tenho de me aguentar à bomboca. Mas, quando ela vier para cá morar, vamos comemorar. Como dizem nuestros hermanos: "Tirar la casa por la ventana!" LOL

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Confesso que só uma vez fiz uma comida que congelei, mas tenho sempre a mania de comprar alguns legumes a mais e pedir ao P. para preparar, lavar, cortar e colocar em saquinhos separadinhos para ser mais fácil e rápido de confeccionar as refeições seguintes.

    Living2Cook*

    ResponderEliminar
  8. é uma boa ideia para poupar tempo e dinheiro

    :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!