quinta-feira, 19 de abril de 2012

Bolo de maçã


Na sexta fomos ao teatro ver a peça "39 Degraus". Gostámos muito. A peça tem um bom argumento, os atores estão no seu habitat natural e tem uma excelente pitada de humor. Recomendo. No sábado, fui para a aula de espanhol e ainda ontem ao lavar a loiça me ria sozinha com o meu comentário de louca. Passo a explicar, estavamos a falar sobre o crescimento da população e a discutir medidas, a professora pergunta se nós tínhamos algo mais que nos preocupasse, e aqui a menina comenta que acredita que vamos começar a morrer de doenças fabricadas em laboratório, do tipo da tal gripe que andou a amedrontar o mundo e que motivou Portugal a comprar carradas de vacinas que entretanto foram para o lixo! Digam lá se a minha teoria não parece o argumento de um filme americano? Para terminar, ainda pensei que os meus colegas devem pensar que sou louca e que no próximo sábado todos me vão olhar de lado e pensar: "Olhem! A doida que acredita que vamos todos morrer!".
Quem ia morrendo era mesmo eu, já que na segunda feira consegui comer sozinha quase um bolo inteiro. Não sei o que se passava comigo. Lá está, mais um ponto negativo de trabalhar em casa, o frigorífico está sempre comigo... Cada vez que ia à cozinha, tirava uma fatia, até que ficou apenas uma e pensei que o meu amor não ia comer aquele resto, lá a devorei prometendo a mim mesma que faria um novo bolo para que o meu S. não ficasse aborrecido comigo.
Ingredientes: - 150 gr de manteiga derretida em banho maria; - 1 dl de água, - 100 gr de açúcar; - 1 colher de sopa de sumo de limão, para o caramelo; - 4 maças golden; - 150 gr de açúcar; - 3 ovos; - 150 gr de farinha; - 6 gr de fermento; - raspa de laranja (optei por 1/2 colher de café de corcuma).
Modo de preparação: Comece por derreter a manteiga e por preparar o caramelo. Descasque e descaroce as maçãs, cortando em fatias largas. Pré aqueça o forno a 180º C. Forre a forma lateralmente com papel manteiga. Deite o caramelo no fundo espalhando e, sobre ele, disponha a maçã. Bata as claras em castelo e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até conseguir um creme espumoso. Adicione as gemas uma a uma. Alternadamente vá adicionando a farinha misturada com o fermento e peneirada e as claras. Leve ao forno por 40 minutos. 



Neste primeiro bolo, não tive a paciência necessária para que o caramelo ficasse mesmo caramelo, já no segundo tive a paciência e o topo do bolo ficou muito mais bonito. 

Espero que gostem. Nós gostámos muito!

4 comentários:

  1. ADORO BOLOS DE MAÇA ESSE PARECE-ME BEL APETITOSO.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Eu também fui ver a peça "39 degraus" e adorei. Bjs

    ResponderEliminar
  3. O bolinho estava mesmo uma delícia.

    Quanto à peça, só tenho pena de não ir mais vezes ao teatro!

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Foi um dia em cheio e esse bolinho ficou lindo!!

    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!