quarta-feira, 4 de abril de 2012

Truta grelhada

Já se passou um trimestre de 2012. Faltam mais três. Esforço-me por aproveitar ao máximo os dias, sem me preocupar muito com o amanhã, mas fico um pouco preocupada quando penso que parece que foi ontem que entrávamos no novo ano. Não gosto de sentir o tempo a escapar por entre os dedos qual fina areia. Por isso, à semelhança dos restantes cidadãos do mundo anseio por viver tudo hoje, já que o amanhã é uma incógnita.
Ontem, era dia de peixinho e também dia de leguminosas! Devo comentar que, se não estou em erro, foi a primeira vez que comi truta. Isto de ter a responsabilidade de ter um blogue tem proporcionado conhecer novos sabores e aromas e, só tenho a agradecer a todas/os as/os bloguers que sigo!

Não queria limitar-me a grelhar os moços, por isso, espreitei no livro do Jamie, para ver o que ele poderia sugerir. Passo a apresentar a sugestão, que nos deliciou.
Ingredientes: - 2 trutas inteiras, escamadas, limpas e amanhadas; - azeite; - sal e pimenta preta acabada de moer; - 1 ramo de salsa; - 2 limões, 1 raspado e cortado às rodelas e1 cortado ao meio; - algumas nozes de manteiga.
Modo de preparação: - Pré aqueça o grelhador no máximo. Golpeie as trutas 10 vezes de cada lado. Esfregue com azeite e tempere com sal e pimenta. Recheie as cavidades com salsa picada e limão às rodelas. Ponha as raspas de limão sobre o peixe. Salpique as trutas com a manteiga (limitei-me a dispor algumas nozes). Coloque na assadeira e conte 6 minutos de cada lado.
Acompanhámos com mistura de feijão branco e feijão manteiga, endo-me inspirado numa sugestão da Luísa Alexandra (aqui) quando nos mostrou um feijão numa mistura de tomate que me pareceu divinal. Como não tinha tomates, optei pela polpa de tomate.
Ingredientes: - porção de feijão cozido para duas pessoas; - 1 cebola descascada e picada; - 2 colheres de sopa de azeite; - 4 colheres de sopa de polpa de tomate; - 12 rodelas de chouriço; - pitada de piripiri; - alecrim a gosto; - salsa picada; - água da cozedura do feijão.
Modo de preparação: Aqueça o azeite e adicione a cebola deixando refogar. Acrescente um pouco da água da cozedura para que a cebola não frite. Adicione o feijão a polpa de tomate e mais água da cozedura, sem exagerar, se necessário, adicione um pouco mais. Acrescente as rodelas de chouriço. Tempere com piripiri, alecrim e a salsa. Deixe apurar em lume mínimo por 5-7 minutos.
Espero que tenham gostado!

3 comentários:

  1. UMA PRATO DE PEIXE É SEMPRE BEM VINDO POIS EU ADORO PEIXE.
    ESTA UM EXCELENTE PRATO.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. ficou com um aspecto delicioso.
    E pelos ingredientes, devem ter ficado saborosas.

    Bjs e Boa Páscoa

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!