quarta-feira, 30 de maio de 2012

Torta de pêra e canela


Existem coisas que me irritam, mas que vou tolerando até não suportar mais. Foi o que aconteceu com as paredes do quarto e da entrada que tinham alguma humidade. Este fim de semana aproveitei que estava com paciência e limpei tudo. Agora, só faltam os armários que reclamam nova arrumação.

Esta receita é maravilhosa, experimentei com pêra, mas foi com maçã que fiquei rendida. É da Gasparzinha e vem no seu livro Velocidade Colher, página 45.

Ingredientes para 10 doses: - manteiga para untar; - 600 gr de pêra rocha, descascadas e cortadas em pedaços; - sumo e raspa de limão; - água q.b.; - 200 gr de açúcar amarelo; - 4 ovos; - 4 c. sopa de farinha (60 gr); - 1 c. chá de fermento para bolos; - canela para polvilhar.

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre com papel vegetal e unte com manteiga um tabuleiro de 30X20 cm (optei por usar um pirex). Descasque as pêras, corte-as em pedaços, regue com o sumo de meio limão e coza-as em água. Escorra a água e reduza as pêras a puré. Junte o açúcar, os ovos, a raspa e o sumo do restante limão e bata bem. Acrescente a farinha e o fermento peneirados e envolva bem. Coloque o preparado na forma e leve ao forno durante 30 minutos. Desenforme a torta sobre um pano polvilhado com açúcar. Retire o papel e polvilhe com canela em pó e enrole-a com a ajuda do pano.
Os morangos saíram da nossa horta!

Espero que gostem da sugestão! Eu, adorei!

6 comentários:

  1. Oi Ana. Esta sua torta esta com um aspecto ótimo. Deve ser deliciosa.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Rita, querida, ando tão preguiçosa com a cozinha. Não me apetece fazer nada! Reconheço que esta sugestão, no entanto, é irresistível.
    Beijinho

    Não sou, de facto, nada desesperada. Gosto de fazer o que faço...um luxo raro.

    ResponderEliminar
  3. Também já espreitei esta torta da Gasparzinha. Gostei da ideia de fazer com maçã. É que para mim a combinação de maçã e canela é perfeita. :) Tem ar de ser uma delícia! E de dar energia para arrumações. :P
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Que torta linda e deve ser muito boa beijos

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!