terça-feira, 29 de maio de 2012

Tortellini com funcho e almôndegas pequenas


Lá está, também na minha dieta existe espaço para o dia das asneiras! E na sexta feira passada, antevendo um fim de semana de loucos, foi dia de asneira. Esta receita foi inspirada na Pappardelle com ragú de almôndegas pequenas, do Jamie Oliver, página 92.

Ingredientes para 3 comilões: 1 pacote de tortellini com funcho da Buitoni; - 200 gr de carne de porco picada (para o tempero da carne: - 1 pitada de canela em pó; - noz moscada, ralada; - 1 dentes de alho, picado; - sal e pimenta preta acabada de moer; - 1 ovo (mexa primeiro e vá adicionando à carne); - queijo parmesão acabado de ralar; - raspa de 1/2 limão); - 50 gr de soja; - molho de tomate (ingredientes: - 2 dentes de alho; - 1 punhado de ervas para pasta (manjericão, salsa, estragão, outras a gosto); - 3 tomates pelados; - polpa de tomate q.b.; - 1 pouco de vinagre de vinho tinto; - sal e pimenta preta acabada de moer).

Modo de preparação: Comece por preparar a soja em água fervente por 3-5 min. Escorra, esprema para retirar o excesso de água e reserve. Tempere a carne e junte a soja. Faça pequenas bolas e coloque num tabuleiro, levando-o ao frigorífico enquanto prepara o molho de tomate. (Sugestão para moldar as bolas: passe , de vez enquanto, as mãos por água fria, assim as bolinhas tornam-se mais densas e mantêm melhor a forma). Para o molho de tomate, aqueça um pouco de azeite numa panela. Frite o alho, as ervas, junte o tomate pelado e reduzido a pedaços, tempere com sal e pimenta e deixe fervilhar durante 15 minutos (a receita sugere 30 minutos, mas preparam as almôndegas à parte, como juntei ao molho de tomate, deixei o molho cozinhar por metade do tempo). Acrescente as almôndegas e deixa cozinhar por 15 a 20 minutos. Vá agitando levemente a panela. Quando colocar as almôndegas, coloque água a ferver para cozinhar a massa que deverá estar pronta ao mesmo tempo que a carne. Terminados os tempos de cozedura, retire a massa com uma escumadeira e junte ao preparado das almôndegas. Adicione, aos poucos, água da cozedura da massa para ajudar a fazer o caldo. Emprate decorando com ervas e parmesão. Acompanhe com salada de alface e tomate. Servimos um vinho tinto especial: Chaminé.

Espero que gostem da sugestão!

Lembro que o sorteio continua! Tenho a impressão de que vou morrer na praia :(

10 comentários:

  1. Uma asneira de vez enquando não faz mal a ninguém :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que boa sugestão... a mim parece-me deliciosa!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Rita, onde está a carinha linda que aparecia no perfil?
    Garanto-te que costurar é, de longe, mais giro do que hablar español. Safo-me lindamente com o portuñol.
    Beijo

    Ando muito arredada dos cozinhados. Não me apetece fazer nada. Oxalá seja apenas uma fase.

    ResponderEliminar
  4. Hummmmmmmm que delicia!

    o funcho deita um sabor incrível na comida!!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Oi Ana. Que prato saboroso. Ficou com um ótimo aspecto!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Que excelente sugestão! Adoro tortellini e Almôndegas ... MAs nunca juntei as duas :) e parece-me tão bem !!!!ehehehhee

    Beijocas ;)

    ResponderEliminar
  7. FICOU UMA DELICIA, GOSTO MUITO DE ALMONDEGAS.
    BJS

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!