quarta-feira, 25 de julho de 2012

Croquetes

Pela primeira vez na minha vida de cozinheira amadora, consegui fazer croquetes! Consegui responder a um dos pedidos do marido que, sempre que alguém elogiava os rissóis, comentava de imediato que eu não conseguia fazer croquetes, o seu salgado preferido. Aqui, eu podia responder: "Eu é mais bolos"!

A receita não foi nada difícil de encontrar e veio daqui.


Ingredientes para aproximadamente 15 croquetes: - 200 gr de carne picada; - 60 gr de manteiga; - 1 dente de alho; - 1 folha de louro; - 1 cebola pequena; - 60 gr de farinha; - 1,5 dl de leite; - 2 ovos; - sal, pimenta e noz-moscada q.b.; - 1 colher de café de mostarda líquida; - salsa picada; - pão ralado; - óleo para fritar.

Modo de preparação: Num tacho derreta a manteiga, junte o alho, a cebola e o louro e deixe alourar, mexendo sempre para não queimar. Acrescente a carne (caso esteja a usar carne crua) e cozinhe-a em lume  brando. Logo que esteja a carne cozinhada junte a farinha e mexa até que a carne a tenha absorvido totalmente. Adicione, em fio, o leite morno (use uma varinha de arames para desfazer qualquer grumo). Continue a mexer (agora com a colher de pau) até engrossar e descolar do fundo. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Acrescente a mostarda. Mexa por 1 a 2 minutos. Fora do lume adicione 1 ovo previamente batido, mexendo bem. Volte a levar ao lume e mexa até formar uma bola e descolar do tacho. Despeje sobre um tabuleiro e alise a superfície. Cubra e leve ao frigorífico de um dia para o outro. Para moldar os croquetes, passe as mãos por água, será muito mais fácil! Passe por ovo e pão ralado e frite em óleo bem quente.


Como sugerido pela receita original, podem usar restos de carne cozinhada, como por exemplo restos de churrasco. Ao seguirem esta opção, deve a carne ser acrescentada depois de ter acrescentado o leite, continuando a seguir a receita!

Espero que gostem! Nós, fizemos uma festa e já repetimos a receita!

14 comentários:

  1. Gosto imenso de salgados, sejam eles quais forem, os meus preferidos sao os pasteis de massa tenra e as empanada venezuelanas, mas os croquetes tb sao uma maravilha.... ficaram lindos!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Os teus croquetes estão mesmo apetitosos.
    Eu faço sempre cá em casa mas com sobras de carne cozinhada, é uma boa maneira de as aproveitar.

    ResponderEliminar
  3. Olá Felismina e Margarida! Agradeço o comentário e sugiro que façam os vossos croquetes! Podem ser congelados, o que em momentos de pouca inspiração ou em que o tempo é escasso, dão um jeitão! Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Luísa! Sim, tens razão, as sobras também são uma excelente sugestão. Aliás, a receita que serviu de ajuda é feita dessa forma. Vou já acrescentar esse pormenor! :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana Rita,
    Os teus croquetes estão perfeitos e devem estar tão deliciosos! Eu adoro este tipo de salgados.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Mas que bom aspecto, já marchavam! Eu nunca tive coragem de experimentar fazer croquetes, como não tenho grande jeito para a cozinha achava que não iria correr bem a experiencia. Agora ao ver o teu post deu-me vontade de tentar, se não te importares vou-te roubar a receita! Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Sophia e Isa! A receita é mesmo fácil. Referente à original, eu acrescentei a salsa e o toque da mostarda! :)

    ResponderEliminar
  8. Eu também nunca fiz...
    mas ficaram perfeitos os teus....

    ResponderEliminar
  9. Olha que lindos!!! Eu ainda não me aventurei nos salgados , rissois e assim normalmente é a minha mãe que faz!! hihihih
    Mas a Sandra ( a minha mana do blog Xandaspot) falou-me nuns de Polvo que acho me vou aventurar!!!

    Os teus ficaram perfeitinhos mesmo!
    Beijinho doce :))

    ResponderEliminar
  10. Obrigada M e Cris!
    Mas, rissóis de polvo? ou croquetes de polvo? Fico muito curiosa!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Adoro croquetes e esses têm um aspecto delicioso. Beijos

    ResponderEliminar
  12. Delicia!!!
    Amei a dica, receita anotada!!!

    Paz e Luz!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!