terça-feira, 17 de julho de 2012

Fricassé de novilho

As férias estão a aproximar-se a passos largos! Só espero é que os dias de férias passem lentinhos, bem lentinhos! 

Ontem, fui com a mãe comer caracóis! Petisco que não comia à muito tempo, e ontem apeteceu-me.

Esta receita é das que estão por postar, o tempo é escasso e, depois de terminar o trabalho apetece tudo menos continuar no computador.

A receita é da Dica da semana de 05-01-2012, e deixo a receita tal como é sugerido, com a minha sugestão da substituição das natas por leite de coco e dos cogumelos enlatados por cogumelos frescos.


Ingredientes: 1 embalagem de jardineira; - 1 cebola; - 2 cenouras; - 1 embalagem de cogumelos brancos frescos; - 150 gr de ervilhas; - 50 gr de manteiga; - 1 gema de ovo; - 1 dl de leite de coco; - 1 limão; - 6 dl de água; - 1 colher de sopa de farinha; - sal e pimenta preta q.b.

Modo de preparação: (Saltei a parte em que sugere o Chef que a carne fique a demolhar em água fria durante 20 min, escorrendo-a bem). Descasque a cebola, pique-a e refogue-a até ficar macia, no tacho onde derreteu previamente a manteiga. Adicione a carne e deixe cozinhar até ficar dourada. Acrescente o vinho, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos. Descasque as cenouras, corte-as em rodelas e junte-as à carne. Adicione a água e deixe cozinhar em lume brando até a carne ficar tenra. Dissolva a farinha em 5 colheres de sopa de água e junte à carne, assim como as ervilhas e os cogumelos. Misture e deixe cozinhar por 5 minutos. Junte a gema, o leite de coco e o sumo de limão e deite no preparado da carne, mexendo sempre até ferver. Sirva quente com acompanhamento à escolha.

Nós gostámos muito! Espero que gostem!

7 comentários:

  1. Ana Rita ficou com um aspeto delicioso... adorei a dica!!

    Adoro caracois, uma delicia, mas eu faço em casa...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. hummmm que coisa boa, só lhe tirava as ervilhas... ( eu e as bolinhas verdes ... não nos damos mto bem ) ehehehhe

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  3. vou ter mesmo de experimentar esta delícia! fantástico!

    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!