quarta-feira, 18 de julho de 2012

Stroganoff

Claro que não usei toda a quantidade de carne da receita anterior, o que motivou a experimentar uma receita e preparar um prato que costumo fazer com outras carnes como peru ou frango. 


Esta receita saiu do livro "Cozinha fantástica em 30 minutos" das Selecções. Se demorei apenas 30 minutos? Não sei, até porque gosto de cozinhar com calma.

Ingredientes para 4: - 3 clhs de sopa de azeite; - 1 cebola roxa grande (usei cebola normal); - 250 gr de cogumelos; - 500 gr de lombo de vaca; - 2 clhs de chá de grãos de pimenta-verde (usei 5 pimentas); - sal; - 2 clhs de sopa de mostarda dijon (usei mostarda líquida normal); - 3 dl de natas cortadas com sumo de limão (usei leite de coco); - 85 gr de pepinos de conserva (optei por uma mistura de pickles); - 1 ramo de cebolinho (usei salsa picada).

Modo de preparação (e aqui vai ser à minha maneira): Coloque parte do azeite na frigideira e aloure a cebola, acrescentando os cogumelos laminados. Salteie os cogumelos até ficarem brandos e o líquido tenha evaporado. Retire da frigideira e reserve. Junte mais uma parte do azeite e salteie a carne durante 2-3 minutos, ou até alourar. Deite novamente os cogumelos na frigideira e a carne. Tempere com sal, pimenta e deixe apurar. Misture a mostarda com as natas e deite na frigideira juntamente com os pepinos. Deixe aquecer, mas sem ferver. Arranje, lave e seque o cebolinho, corte aos bocados e sirva.

Espero que gostem!

9 comentários:

  1. Parece bem saboroso...fizes-te bem em não estares a olhar para o relógio...uma coisas é termos que nos despachar...agora qd estamos com tempo n há nada melhor que deixar apurar :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Rita
    Vim conhecer este recanto e já estou seguindo, gostei muito!!
    Esta receita ficou bem ao meu estilo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá M! Estou de acordo, nada de olhar para o relógio no momento de cozinhar, a menos que seja mesmo necessário! :)
    Luísa, consegui resistir à tentação! Felizmente, no que toca a comer pãozinho encharcado de molho costumo ser muito cuidadosa! :)
    Sandra, ainda bem que gostaste! Aceito sugestões de melhoria!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Esta refeição está com um aspecto mesmo excelente. Esse molho então....nham nham.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela visita Sophia! Já fui espreitar a tua sobremesa :)

    ResponderEliminar
  6. Fujo das natas como do diabo da cruz. Finto-as, substituindo-as por leite de soja. A sugestão do leite de côco encantou-me.
    Há que começar a coleção de recordações.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!