quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Enchiladas de carne de porco


Antes da receita do bolo de courgette regado com sumo de laranja, tenho de partilhar e comentar o prato principal e a sobremesa.



Ingredientes (4 pessoas): -1 colher de sopa de óleo vegetal; - 4 cebolas pequenas em rodelas finas; - 3 dentes de alho picados; - 125 gr de malaguetas verdes pouco picantes (usei piripiri em grão); - 1 malagueta jalapeño em pickles finamente picada (usei os pickles mais correntes); - 2 colheres de sopa de sumo de lima; - 2/3 de chávena de leite magro; - 1 colher de sopa de farinha; - 375 gr de lombo ou perna de porco sem gordura cortado em tiras; - 1 colher de café de sal; - 1 tomate grande grosseiramente picado; - 1/2 chávena de milho doce; - 8 tortilhas de farinha de milho; - 1/3 de chávena de queijo feta esfarelado.

Modo de preparação: Numa frigideira larga antiaderente, aqueça o óleo em lume médio. Junte as cebolas, o alho, as malaguetas e jalapeño e saltei por 2 min. Transfira a mistura para um copo de batidos. Junte 1/3 da chávena de coentros e o sumo de lima e triture. Adicione o leite e a farinha e volte a bater até incorporar. Aqueça o forno a 180ºC. Na mesma frigideira, aqueça o resto do óleo em lume brando. Junte a carne de porco, polvilhe com sal e saltei por 3 min. ou até estar passada. Retire a frigideira do lume e junte o tomate, o milho e o resto dos coentros. Coloque colheradas deste preparado no centro da tortilha e enrole. Deite 1/4 do molho num tabuleiro de ir ao forno (18X28cm). Disponha as enchiladas e cubra com o restante molho. Tape com papel de alumínio e leve ao forno por 15 min. Retire o papel, polvilhe com o queijo e deixe ficar mais 5 minutos ou até o queijo derreter.

Como é bom de se ver, o meu queijo não derreteu. Não coloquei o papel de alumínio porque não tinha, nem de alumínio nem vegetal. Para aumentar o meu azar, tinha o forno a 200ºC, temperatura a que cozinhei os cogumelos. O queijo não derreteu, mas acho que o queijo feta não é o melhor para levar ao forno, tenho a impressão de que resulta melhor com saladas, claro que posso estar errada. Ah, outra coisa! Sugiro que preparem mais metade da receita do molho, pois ao ir ao forno seca um bocado, mas também pode ter a ver com o facto de a temperatura estar acima do sugerido.

De qualquer modo, estava muito saboroso e gostámos muito!


Espero que gostem!

Receita in "Comer bem, viver bem" Selecções do Reader's Digest

8 comentários:

  1. Se sobrou algum agradeço pois tem um aspecto delicioso.

    Bjs

    As Papinhas dos babinhos

    ResponderEliminar
  2. Podem crer que ficou bem bom! Estava a escrever a receita e a pensar que tinha de a repetir, com ou sem queijo feta! :)

    ResponderEliminar
  3. olá Ana Rita mas ficou com um aspecto delicioso beijocas

    ResponderEliminar
  4. A mim também me parece muito bem!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Pelo menos parece delicioso.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Ola. Vim agradecer a visita e conhecer o teu blog. E ainda bem, pois gostei muito das sugestões. Já te sigo. Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!