sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Tiramisú

Esta é a minha sobremesa preferida. Sou capaz de a comer inteirinha num piscar de olhos. Esta receita foi-me dada por uma amiga, por isso não tenho nenhum livro de referência, mesmo assim e apesar de nunca ter procurado a receita num livro, acredito que não seja muito diferente da versão original.



Ingredientes (4 pessoas): - 150 gr de palitos la reine; - 60 gr de açúcar; - 250 gr de queijo mascarpone; - 4 gemas de ovo (uso apenas 3 gemas) ; - 3 claras de ovo; - 1,5 dl de café forte; - 4 clhs de sopa de rum (uso whisky); - cacau em pó.

Modo de preparação: Bata as gemas com 50 gr de açúcar até obter um creme esbranquiçado. Depois adicione a este creme o queijo, batendo muito bem. À parte bata as claras em castelo com as restantes 10 gr de açúcar. Adicione, suavemente, as claras em castelo ao preparado do queijo e deite metade do preparado numa taça. Depois mergulhe os palitos no café misturado com o rum, um a um e coloque-os sobre a mistura do creme. Por fim, cobra com a outra metade e leve o doce ao frigorífico para que fique bem frio. Antes de servir polvilhe com cacau em pó.

Normalmente uso o pacote inteiro das bolachas, faço uma camada de creme e duas de bolacha, terminando com o resto do creme. 


Adoro este doce!

Espero que gostem!

6 comentários:

  1. Olá Rita. Que sobremesa deliciosa!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderEliminar
  2. Se gosto...é pena não dar para comer um bocadinho :)

    ResponderEliminar
  3. Eu também adoro esta sobremesa, também tenho no meu blog. Dá uma espreitadela. Bom fim de semana. bjs

    ResponderEliminar
  4. Afasta de mim esse tiramisu!!!!
    Afasta que não resisto!!!
    E não posso pecar, não posso... mas já gravei a receita para quando acabar a penitência.
    Beijo

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!