quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Lulas recheadas

Num dos dias a seguir a termos regressado de férias, demo-nos conta de um fenómeno que resultou num nevoeiro imenso sobre o rio Tejo. Digam lá se não parece algodão doce!


Esta receita foi inspirada na da revista "Continente Magazine", edição nº6 de Março de 2011. Foi inspirada, porque as diferenças são significativas!


Ingredientes para 2 pessoas: - 10 lulas limpas e sem tentáculos (reserve-os); - 1 cebola grande; - 2 tomate; - 2 dentes de alho; - bacon q.b.; - espinafres q.b.; - 2 dl de caldo de legumes; - sal e azeite q.b.

Modo de preparação: Comece por limpar as lulas e retirar os tentáculos. Estes devem ser cortados finamente e reservados. Prepare o refogado com metade da cebola e o alho e deixe cozinhar até a cebola amolecer. Acrescente o tomate pelado e cortado em pequenos pedaços. Acrescente os tentáculos que reservou e o bacon cortado finamente (pode triturar). Adicione os espinafres cortados. Deixe apurar uns minutos. Com este preparado recheie as lulas e feche-as com um palito. Prepare novo refogado com a outra metade da cebola. Acrescente o outro tomate, igualmente pelado, limpo de sementes e cortado finamente. Adicione as lulas e o caldo. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Tempere com sal e, se preferir, pode rectificar o tempero com polpa de tomate. Polvilhe com salsa picada. 
Acompanhe com arroz preparado com o resto do recheio, caso sobre. Sirva quentinho.

Espero que gostem!

3 comentários:

  1. Que maravilha de prato, gosto tanto!!
    O nevoeiro parece mesmo algodão doce...

    ResponderEliminar
  2. Adoro as lulas assim as tuas ficaram perfeitas.
    Estou curiosa por ver o semifrio, com pêssego deve ficar muito bom.
    Tens razão sobre a base é mesmo uma maravilha,acho que vou começar a fazer assim pois não preciso de reduzir a bolachas a farinha e assim fica melhor.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Gosto de lulas recheadas.
    Mas só na minha mãe é que comi. hehe.
    O nevoeiro é tão "esvoaçante".
    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!