terça-feira, 9 de outubro de 2012

Ovos verdes

Lembro-me de a minha mãe preparar esta receita, quando eu era pequena. Ao vê-la na Mulher Moderna na Cozinha de Outubro de 2010, nem hesitei e incluía na ementa de uma semana que passou.


Ingredientes: - 6 ovos; - 1 ramo de salsa (optei por cebolinho); - 4 c. (de sopa) de maionese; - 2 latas de atum; - 100 gr de pão ralado; - 2 dentes de alho; - 2 c. (de sopa) de azeite; - 1 ramo de alecrim; - 1 ramo de tomilho (optei por 1 colher de café de tomilho seco); - 1 ramo de hortelã; - 2 ovos batidos; - sal, pimenta, farinha e óleo q.b.

Modo de preparação: Leve os ovos ao lume num tacho com água fria. Depois de ferver, deixe cozer por 10 minutos. Retire-os e deixe-os arrefecer. Descasque-os e corte-os ao meio, na horizontal. Separe as gemas das claras. Numa tigela, misture as gemas, a salsa picada, a maionese e o atum escorrido. Tempere com sal e pimenta e reserve. Misture o pão ralado com os alhos picados, o azeite e as ervas picadas (coloquei tudo inteiro na trituradora). Tempere também com sal e pimenta. Recheie as claras cozidas com o preparado anterior. Passe-as por farinha, ovo e a mistura do pão ralado. Frite no óleo bem quente, em lume médio a forte. Escorra sobre papel absorvente e sirva. Acompanhe com salada.




Para mim, teve um sabor muito especial! Sobrou pasta de atum que servi no jantar do dia seguinte como paté de atum.

Espero que gostem! 

10 comentários:

  1. Gosto tanto destes ovinhos verdes, ficaram fabulosos!!

    ResponderEliminar
  2. Hum... achei deliciosa a receita. Acho que vou usar os ovos que tenho em casa e vou fazer a tua receita para o jantar :)

    ResponderEliminar
  3. Olá! Vim agradecer-te o comentário que deixaste no meu blog. E deparei-me com este blog cheio de coisas boas...! Não imaginas as vezes que o meu marido já falou em ovos verdes! E eu nunca fiz...e acho que também nunca comi. Que falha técnica no meu curriculo gastronómico! Mas vou experimentar um destes dias...agora que tenho a tua receita "à mão"!
    Bjs Obrigado
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Ando há imenso tempo para fazer esta receita. Depois de ver a tua tenho mesmo de fazer. beijinhos

    http://cincosentidosnacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,

    Nunca comi ovos verdes, nem nunca percebi o porquê de os chamarem de verdes. Mas agora que já aprendi a receita irei com certeza experimentar :)

    Ficaram com óptimo aspecto! Parabéns!

    Bons cozinhados*

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Rita! Agradeço a visita e o comentário! Também não percebo o porque do nome, mas verdes ou não, os ovos ficam muito saborosos! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!