terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pão brioche

Eu fiz este pãozinho! E fiquei muito orgulhosa. Foi devorado em pouco tempo. E, ficou decidido que era um pão para fazer de vez enquanto. Já havia comentado que o pão é preparado em casa, com muita paciência e lembrando as dicas que vou aprendendo com a leitura de outros blogues, ou com as receitas que vou vendo nos programas de culinária que passam na televisão. O tempo não é impedimento, pois mulher que se preze, enquanto deixa uma coisa a fazer, vai despachando outras tantas! É uma capacidade só nossa!


Ingredientes: - 500 gr de farinha branca; -25 gr de fermento de padeiro; - 200 ml de leite morno; - 2 ovos; - 60 gr de açúcar; - 50 gr de margarina; - raspa de limão.

Modo de preparação: Comece por derreter a manteiga. Reserve-a. Aqueça o leite e, fora do lume desfaça o fermento no leite, acrescente a este preparado o açúcar e reserve. Numa tigela coloque a farinha, a raspa de limão e adicione a manteiga. Misture estes dois ingredientes. Bata os ovos à parte. Faça uma cova no preparado da farinha e deite um pouco do leite e dos ovos. Vá mexendo com as mãos, ao mesmo tempo que vai adicionando os restantes ingredientes.  Envolva bem, até a massa descolar. Deixe levadar por 45 minutos, tapado e em local seco. Passado esse tempo, volte a amassar suavemente e coloque na forma untada com azeite. Deixe levedar mais 45 minutos. Pincele com leite e leve ao forno pré aquecido a 180ºC durante 55 minutos ou até ao tocar parecer oco.

Depois de totalmente arrefecido, corto em fatias e coloque em sacos de congelação. Normalmente para um pão uso dois sacos. Quando quero tirar algumas fatias, é só forçar com uma faca que "descola" facilmente.

Espero que gostem!

7 comentários:

  1. Qualquer dia aventuro-me e experimento também a fazer pão :)

    ResponderEliminar
  2. Hummm...que delicia, ficou fantástico super fofo e perfeito!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Já fiz Pão Brioche mas com os preparados, mas nunca fiz de raiz e quero testar.

    Este tem um aspecto delicioso.

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  4. hummm ficou tão fofinho! este é o tipo de pão que gosto ao pequeno almoço :)
    Beijinho doce!

    ResponderEliminar
  5. Saiu perfeito :)
    Parece pão rico :p

    ResponderEliminar
  6. Esse pao ficou com um aspecto que parece delicioso. Cá por casa adoramos pão brioche!! E olha que pensei que fosse bem mais dificil de fazer, tirando o tempo que demora, parece ser bastante fácil. Quando experimentar a receita coloco lá no blog ;)
    Tânia.

    ResponderEliminar
  7. Adoro fazer pão! Esta receita vou experimentar de certeza. E acho que é já no fim de semana.
    Ana

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!