quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Rissois de bacalhau

Gostei muito de preparar esta receita, que saiu da revista Mulher moderna na cozinha "Especial Bacalhau". Fiz com formato diferente, usando uma caixa plástica rectangular. 


Ingredientes: -> Para a massa: - 1 chávena de chá de agua; - 1 c. de sopa de manteiga; - casca de limão  - 1 pitada de sal; - 1 chávena de chá de farinha. -> Para o recheio: - 1 cebola; - 4 dentes de alho; - 40 gr de manteiga; - 400 gr de bacalhau demolhado previamente cozido; - 2 dl de agua; - 1 c. de sopa de farinha de amido; - 1 c. de sopa de salsa picada; - ovo batido; - pão ralado; - óleo para fritar.

Modo de preparação  Comece por ferver a agua para a cozedura do bacalhau. Prepare a massa, fervendo a agua e temperando com o limão  o sal e a manteiga. Ao levantar fervura, adicionar a farinha e envolver bem, fora do lume. Reserve. Cozido o bacalhau, limpe de pele e espinhas. Prepare o refogado, polvilhe com a farinha e acrescente a agua. Adicione o bacalhau e finalize com a salsa picada. Mexa ate o molho engrossar. Estenda a massa e recheie com uma colher de sopa do preparado do bacalhau. Forme como preferir e passe por ovo e farinha, fritando no óleo aquecido. Vire para que não se queimem. Pode optar por congelar algumas unidades, que deve separar assim que passa pelo pão ralado.
Sirva acompanhado de arroz de orégãos e salada.

Espero que gostem! 

9 comentários:

  1. Rissóis caseiros são mesmo bons!! ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. tambem faço essa receita e são simplesmente deliciosos,quero experimentar a fazer é com massa para pasteis de massa tenra porque o meu marido não gosta da massa

    ResponderEliminar
  3. Devem de ficar realmente muito saborosos ;)

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindos assim com esse formato e sendo de bacalhau agradam-me e muito.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. olá boa tarde, podias dizer quantas grs é necessário de farinha para a massa?

    obrigado

    ResponderEliminar
  6. Olá Lena!
    Normalmente uso a chávena de chá, pois facilita a medição da água, mas são 140 gr de farinha (fui agora pesar!).
    Espero que gostes da receita!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro rissóis, mas só caseiros. E de bacalhau, são optimos. Os teus ficaram com uma forma bem mais bonita do que os redondos. Da proxima faço uns assim tambem! :D
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Olá Alexandre! É verdade! Para a massa dos rissóis a quantidade da água iguala sempre a da farinha! :)
      Vou já rectificar.
      Obrigada pela observação.
      Beijinho

      Eliminar

Obrigada pela tua participação!