segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Aproveitamentos

Mais um fim de semana de trabalho... Gosto muito de fazer tudo em casa, além de garantir que o que consumimos é aproveitado a 100%, sabemos o que comemos, mas chego ao fim do dia de domingo muito cansada. Sábado até dei um passeio pela vila com o meu irmão mais velho, e no domingo, fui com a irmã mais nova ao IKEA (ao fim de três anos, comprámos um cortinado para o quarto! Uma vez mais, cumpri com a lista!). Mas, fora estes pequenos intervalos, tenho a impressão de que passei os dois últimos dias na cozinha. Relatando minimamente, e podendo ser que sirva de inspiração, tinha reservado (do momento em que cozi feijão a mais) no frigorífico uma caixa com feijão. Acontece que com a correria da semana, acabou por ficar esquecida. Esquecida, mas não perdida! Aproveitei para ferver o caldo, garantindo que não estava estragado. Confirmada a boa preservação, fiz arroz. Arroz de feijão para um batalhão de gente. 

Usei uma chávena de café como referência. Preparei o refogado e para duas chávenas de café de arroz, adicionei 5 de água (duas de caldo e três de água fervente). Acrescentei duas colheres de sopa de polpa de tomate. Obviamente que acrescentei o feijão, o equivalente a uma chávena de café (era pouco,pois havia reservado para acrescentar a uma dose de sopa...) Temperei com sal. Deixei cozer por aproximadamente 15 a 20 minutos, mas antes de terminar o tempo, juntei salsa e coentros picados.


Como preparei para o almoço de domingo frango assado com alecrim e batatas assadas (um próximo post), além de ter assado frango a contar com o almoço do marido na segunda, assei batatas a mais, que servirão para acompanhar as refeições durante a semana! ;)

Depois disto, adiantei uma encomenda de 2 dúzias de rissóis para esta semana. Como na sexta fiz canelones recheados com carne picada, e tendo sobrado, reservei o recheio, aproveitando que tinha "a mão na massa", fiz rissóis para nosso consumo com esse mesmo recheio (Carne picada com cogumelos, cenoura triturada e ervas picadas, sem esquecer o tempero e os ingredientes secretos!, ficaram uma delícia.) Posso afirmar com toda a seguridade que tenho uma boa remessa de salgados, para responder a algum pedido, e para adiantar o jantar!

13 comentários:

  1. Eu acho que me cansava da cozinha, eheh.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Ai Sandra, se fosse só da cozinha! É por isso que trabalhar em casa torna-se demasiado cansativo! E, é também por isso que estou sempre a fazer mudanças! LOL
    Beijinho e que tenhas uma excelente semana

    ResponderEliminar
  3. Adoro arroz de feijão...bem,não tens mesmo descanso nenhum mulher :)

    ResponderEliminar
  4. É verdade! Apesar de adiantar uma série de coisas durante a semana, passo o fim de semana a trabalhar :( Mas, ao mesmo tempo fico muito satisfeita por ver tudo feito! :)

    ResponderEliminar
  5. Olá:)

    Como eu sei o que sentes. Passo os fins-de-semana a trabalhar em casa. Pouco descanso! Quando parece que não tenho o que fazer arranjo sempre alguma coisa. Meu marido diz que eu não paro:)

    Adoro arroz de feijão. Só dispensava os coentros:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Isso é que é uma vida bem corrida.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Eheheeh como te percebo! Também aproveito os fins de semana para orientar alguma encomenda de bolinhos que tenha e adiantar os jantares da semana.

    Quanto ao arrosinho de feijão... hummm que coisa boa!!! ADORO :D

    Beijocas grandes!

    ResponderEliminar
  8. Aco que os fins de semana são comuns :p
    Quanto ao arroz ficou fantástico!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. A minha mãe faz um arroz de feijão que adoro mesmo, faz com mais ingredientes e fica no pico :p
    Tens mesmo maozinha para a cozinha, adorava ter esse teu gosto por cozinhar :)

    ResponderEliminar
  10. Devemos de aproveitar tudo o que nos sobra de outras refeições, como a vida está, não se pode deitar nada fora. Que engraçado eu tb faço salgados para fora há mais de 15 anos, adoro fazer. E agora que estou no desemprego, tenho de aproveitar em fazer as encomendas que aparecem. eu adoro cozinhar. bjs

    http://ocantinhodasnia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Tem trabalhado bastante..mas gosta do que faz? Isso que é importante..realmente percebo que sabe aproveitar muito bem os alimentos. Parabéns por esse blog delicioso..já estou te seguindo. Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
  12. Obrigada por todos os comentários! :)
    Por aqui, achamos que fazemos uma boa utilização de todos os recursos, mas claro que estamos sempre atentos para perceber se podemos fazer melhor! E sim, adoro o que faço. Termino o dia cansada, mas muiiito satisfeita! :)

    ResponderEliminar
  13. Desde luego que no hay nada mejor que lo hecho en casa, al menos sabemos lo que nos comemos y que además está hecho con cariño.
    Una estupenda receta.
    Besitos

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!