segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Bolo quente de chocolate

Depois de os últimos fins de semana terem sido uma correria, este último foi completamente o oposto. No final da semana fiquei a saber que teria obrigatoriamente de tirar dias de férias. Por isso, relaxei-me q.b. quanto à preparação das refeições. Sexta fiz sopa, aspirei e lavei o chão, por isso, tinha tudo mais ou menos controlado. No sábado, e depois de passar duas semanas com uma sensação estranha no pé esquerdo, fiquei a saber pela mana mais nova, futura fisioterapeuta, e pelo futuro cunhado, futuro médico, que tenho um edema. Perguntei eu, quase em berro: "Um quê?". Olha mesta! E eu a pensar que era dos ténis novos! AhAhAh. Pelos vistos, a PDI começa a fazer estragos e, definitivamente, não posso ficar muitas horas de pé. Exactamente o que aconteceu nos últimos fins de semana, em que me armei em super, hiper, mega dona de casa (quase) perfeita!

Claro que me armei em doentinha, não que tenha recebido mimo, (não posso dizer "muito pelo contrário" senão soaria a violência doméstica...) mas filo principalmente para me lembrar que tinha de descansar o pé. Aproveitei para terminar o livro "Diz-me quem sou" da Julia Navarro. Um calhamaço... Mas, adorei. Chorei quando a protagonista se separa do homem que mais a amou. E chorei quando percebi o desenlace. Tem o seu Q de história de amor, mas atrevo-me a comentar que 90% é espionagem, guerra e muita atrocidade à mistura; o relato começa por volta da década de 30, terminando com a queda do muro de Berlim, em 89. Atravessa quase um século da nossa história. Por isso, e numa palavra, recomendo.

Tenho algumas receitas para postar, mas vou deixar a do bolo de chocolate que copiei do blogue "Mesa para 4" e que fiz duas vezes no mesmo fim de semana!  Calma! Uma vez, para o jantar de sexta, sendo que os convidados, a I. e o P., levaram o que sobrou; outra vez, no domingo, como sobremesa oficial do fim de semana, mas que partilhei com a mana e com a mãe!


Ingredientes:
Para a massa:
- 125 gr. de farinha;
- 2 colheres de chá de fermento em pó;
- 150 gr. de açúcar (adicionei apenas 125, não é que a diferença seja muita!);
- 2 colheres de sopa de cacau em pó;
- 1/4 colher de sal fino;
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida;
- 120 ml de Leite.

Para a cobertura:
- 20 gr. de cacau em pó; 
- 200 gr. de açúcar amarelo;
- 415 ml de água a ferver.

Pré aqueça a forno a 180ºC e unte uma forma tipo pirex (22x22) (eu limitei-me a forrar com papel vegetal, o que até facilitou no momento de oferecer aos convivas). Misture a farinha com o fermento, o açúcar, o cacau e o sal. Junte o leite e a manteiga (aqueci no microondas o leite com as duas colheres de manteiga até esta derreter) e envolva tudo.
Deite a mistura no pirex e reserve.
À parte misture o restante cacau em pó com o açúcar amarelo e espalhe esta mistura por cima da massa que está no pirex.
Por fim, deite a água a ferver por cima da massa e leve ao forno durante 45 minutos.

Acompanhámos com gelado de baunilha.

Espero que gostem! Nós agradecemos a sugestão da Mesa para 4! :)

10 comentários:

  1. Hum...está com um óptimo aspecto... e vê se descansas mais rapariga :)

    ResponderEliminar
  2. Muito boa sugestão para esses dias de Outono!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Quem nao gosta dum bolo chocolate assim?
    A PDI é tramada não é? Tambem tem feito das dela por aqui...
    As melhoras.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Nunca digo que não a bolo de chocolate e esse parece bem bom...
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. nena perdona q no te comente tanto es que no entiendo muy bien jeje

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto delicioso! Pena eu andar tão preguiçosa na cozinha.
    Bjs M.

    ResponderEliminar
  7. Vou experimentar!
    Bom fim de semana e descansa o pezinho. Bj

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!