quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Tarte de cogumelos, bacon e espinafres

São muitas as receitas que tenho por partilhar. E outros quantos truques de poupança, que estão agendados para comentar. 

Ainda não me inscrevi para as aulas de natação, não apenas pela questão financeira, mas principalmente porque só de pensar sinto-me enjoada, como se o meu pânico tivesse aumentado. Não sinto confiança. Estou a gravar os episódio do Ginásio Gym que dá no canal A Bola entre as 09h30 e as 10h00. Conto tirar um bocadinho do dia de hoje para começar a aproveitar as gravações. Já tenho um tapete para o exercício, por isso, não tenho desculpas.

Esta receita, foi um misto de inspiração, a massa saiu do livro "Manual prático de Cozinha Vegetariana", pg 182, e o recheio foi um enorme improviso.

Ingredientes para a massa:
- 175 gr de farinha;
- 75 gr de manteiga;
- sal q.b.;
- água fria q.b.

Ingredientes para o recheio:
- 8 cogumelos brancos, frescos;
- 2 mãos cheias de espinafres frescos;
- bacon q.b.;
- 1 dente de alho;
- 1 cebola;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 3 ovos;
- 1 pacote de natas;
- sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
1/ Comece por preparar a massa, misturando na farinha uma pitada de sal e a manteiga, envolva com a ponta dos dedos. Vá juntando água até formar uma bola que se descole facilmente da bancada. Embrulhe em película aderente (ou use um saco) e leve ao frigorífico por 30 minutos.

2/ Prepare o recheio. Lave e lamine os cogumelos. Cozinhe-os na manteiga derretida, sem amontoar. Reserve. Prepare o refogado e junte o bacon. Acrescente os espinafres frescos, lavados e cortados. Deixe cozinhar por 3-5 minutos. Reserve. 

3/ Numa tigela, bata os ovos e acrescente as natas. Tempere com sal e pimenta.

4/ Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma tarteira de 23 cm com a massa que preparou. Com um garfo, pique o fundo da tarteira e leve ao forno por 10 minutos. Retire do forno e recheie, colocando os cogumelos, seguidamente o preparado do bacon e espinafres, terminando com a mistura dos ovos e natas.


5/ Leve ao forno por 30-40 minutos, ou até dourar.






Acompanhe com uma salada! Aqui, uma de alface com tomate e romã. 

Nota:
1/ Para soltar os gomos da romã, corte-a ao meio, e com as costas da colher de pau, bata na romã, soltando os gomos.

A avó ia adorar esta dica! É das poucas memórias que conservo de momentos que partilhámos, eu, ela e a tia P. a comermos romã à colherada. Lembro-me de ter pensado que aquilo era uma seca, apesar de adorarmos este fruto delicioso!


Espero que gostem!



4 comentários:

  1. Adoro tartes salgadas...Esta tem um aspecto delicioso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gostei e muito...está mesmo com bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei ficou mesmo uma delicia,pena que aqui em casa só eu é que gosto.
    bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!