sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Tiramisú

Esta é a minha sobremesa preferida. Sou capaz de a comer inteirinha num piscar de olhos. Esta receita foi-me dada por uma amiga, por isso não tenho nenhum livro de referência, mesmo assim e apesar de nunca ter procurado a receita num livro, acredito que não seja muito diferente da versão original.



Ingredientes (4 pessoas): - 150 gr de palitos la reine; - 60 gr de açúcar; - 250 gr de queijo mascarpone; - 4 gemas de ovo (uso apenas 3 gemas) ; - 3 claras de ovo; - 1,5 dl de café forte; - 4 clhs de sopa de rum (uso whisky); - cacau em pó.

Modo de preparação: Bata as gemas com 50 gr de açúcar até obter um creme esbranquiçado. Depois adicione a este creme o queijo, batendo muito bem. À parte bata as claras em castelo com as restantes 10 gr de açúcar. Adicione, suavemente, as claras em castelo ao preparado do queijo e deite metade do preparado numa taça. Depois mergulhe os palitos no café misturado com o rum, um a um e coloque-os sobre a mistura do creme. Por fim, cobra com a outra metade e leve o doce ao frigorífico para que fique bem frio. Antes de servir polvilhe com cacau em pó.

Normalmente uso o pacote inteiro das bolachas, faço uma camada de creme e duas de bolacha, terminando com o resto do creme. 


Adoro este doce!

Espero que gostem!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Enchiladas de carne de porco


Antes da receita do bolo de courgette regado com sumo de laranja, tenho de partilhar e comentar o prato principal e a sobremesa.



Ingredientes (4 pessoas): -1 colher de sopa de óleo vegetal; - 4 cebolas pequenas em rodelas finas; - 3 dentes de alho picados; - 125 gr de malaguetas verdes pouco picantes (usei piripiri em grão); - 1 malagueta jalapeño em pickles finamente picada (usei os pickles mais correntes); - 2 colheres de sopa de sumo de lima; - 2/3 de chávena de leite magro; - 1 colher de sopa de farinha; - 375 gr de lombo ou perna de porco sem gordura cortado em tiras; - 1 colher de café de sal; - 1 tomate grande grosseiramente picado; - 1/2 chávena de milho doce; - 8 tortilhas de farinha de milho; - 1/3 de chávena de queijo feta esfarelado.

Modo de preparação: Numa frigideira larga antiaderente, aqueça o óleo em lume médio. Junte as cebolas, o alho, as malaguetas e jalapeño e saltei por 2 min. Transfira a mistura para um copo de batidos. Junte 1/3 da chávena de coentros e o sumo de lima e triture. Adicione o leite e a farinha e volte a bater até incorporar. Aqueça o forno a 180ºC. Na mesma frigideira, aqueça o resto do óleo em lume brando. Junte a carne de porco, polvilhe com sal e saltei por 3 min. ou até estar passada. Retire a frigideira do lume e junte o tomate, o milho e o resto dos coentros. Coloque colheradas deste preparado no centro da tortilha e enrole. Deite 1/4 do molho num tabuleiro de ir ao forno (18X28cm). Disponha as enchiladas e cubra com o restante molho. Tape com papel de alumínio e leve ao forno por 15 min. Retire o papel, polvilhe com o queijo e deixe ficar mais 5 minutos ou até o queijo derreter.

Como é bom de se ver, o meu queijo não derreteu. Não coloquei o papel de alumínio porque não tinha, nem de alumínio nem vegetal. Para aumentar o meu azar, tinha o forno a 200ºC, temperatura a que cozinhei os cogumelos. O queijo não derreteu, mas acho que o queijo feta não é o melhor para levar ao forno, tenho a impressão de que resulta melhor com saladas, claro que posso estar errada. Ah, outra coisa! Sugiro que preparem mais metade da receita do molho, pois ao ir ao forno seca um bocado, mas também pode ter a ver com o facto de a temperatura estar acima do sugerido.

De qualquer modo, estava muito saboroso e gostámos muito!


Espero que gostem!

Receita in "Comer bem, viver bem" Selecções do Reader's Digest

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cogumelos recheados com legumes

Depois de duas semanas de férias, estou de volta para partilhar as mais recentes aventuras. Começo por comentar que o tal do belo do sapatinho foi mesmo só para a cerimónia, para as fotos optei por umas sandálias rasas, pois já tinha os pés em ferida. Tiro o chapéu a todas as mulheres que se aguentam em cima de tacões o que, para mim, mais não é do que  uma verdadeira acrobacia.


Antes de ir de férias, tive um jantar de amigas. A ementa foi a seguinte:
Entrada - Cogumelos com recheio de legumes; (Na mesa já tinha paté de atúm e queijo cabra);
Prato - Enchiladas de carne de porco, acompanhamento arroz brasmati;
Sobremesa - Tiramisú.

Fiz ainda um bolo de courgette regado com sumo de limão que era suposto ser muito para o fim, mas a noite acabou cedinho.

Ingredientes para a entrada (4 pessoas): - 12 cogumelos muito grandes, arranjados e sem pés; - 2 colheres de chá de óleo vegetal; - 1 cebola finamente picada; - 3 dentes de alho picados; - 1 cenoura finamente picada; - 1 pimento finamente picado; - 1/2 chávena de caldo de galinha; - 1 colher de café de orégãos secos; - 3 colheres de sopa de parmesão ralado; - 2 colheres de sopa de salsa picada.

Modo de preparação: Aqueça previamente o forno a 200ºC. Num tacho com água a ferver escalde os cogumelos. Retire os pés e pele-os. Seque com papel de cozinha. Aqueça o óleo numa frigideira grande. Junte a cebola e o alho picados e deixe saltear por 5 min. Acrescente o pimento e a cenoura e salteie mais 4 min. Junte o caldo de galinha e os orégãos e cozinhe por mais 4 min. Retire do lume, junte o queijo e a salsa e misture tudo. Recheie os chapéus dos cogumelos com este preparado, coloque numa travessa e leve ao forno durante 10 min. Depois de retirar do forno polvilhe com queijo e sirva.

Espero que gostem da sugestão!

In "Comer Bem, Viver Bem", Selecções Reader's Digest