sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Arroz de feijão

Se há coisa que gosto, é de andar de cozinha em cozinha (entenda-se: de blogue em blogue), a sorver das excelentes sugestões que deixam e, claro, a comentar. Porquê? Porque também escrevo num espaço. Porque receber feedback é importante. Porque perceber que não escrevemos para o infinito motiva. Porque sentimos que temos um papel. Que fazemos companhia a alguém. Que alguém aprecia minimamente o que fazemos. E isso, é muito bom! Por isso, espreito, aprendo, comento e copio. Comentar não é admitir que outros o fazem melhor que nós. Comentar é valorizar o esforço de quem escreve. É garantir que amanhã poderemos recolher mais informação. Permitir que o escritor avance e apresente mais e melhor escrita. O mundo é de todos, e todos temos espaço neste mundo. Isto para dizer que gosto de comentar nos blogues dos amigos que sigo. E que a cada dia sinto que tenho o dever de apoiar as suas iniciativas e ideias, pois não existe nada pior do que sermos ignorados e criticados negativamente. Eu entendo o blogue como um medidor de crescimento pessoal e até, profissional para alguns. Por isso, gosto de dar a mão sempre que posso, sempre que consigo. Não perco uma ou duas horas a ler, meditar e comentar, ganho sim mais conhecimento através das experiências de outros! 

Tal como a Paula, também eu sinto uma carga de energia positiva que, como disse ontem à minha mãe, as pessoas até devem pensar que sou maluquinha! Maluca por em tempos de c**** (uma das palavras que não posso dizer), acreditar que posso ser feliz! Não precisava ouvir esta peça para ter a certeza de que vou ser feliz, mas claro que me reconfortou pois, sendo aquariana (não que viva pelo horóscopo) prezo a sanidade mental, detesto que os p******** (outra palavra que não posso dizer) me amarrem ao i********* (mais uma!).

Voltando às receitas! Fiquei de comentar o arroz de feijão branco, e tenho mesmo de o comentar, pois fiquei surpreendida com a velocidade a que foi consumido. Principalmente quando havia preparado uma generosa quantidade que, supostamente, permitiria ter acompanhamento adiantado para futuras refeições! 
 
Em outros tempos, fiquei de exemplificar as medidas que uso. Eu faço assim:
 
-> Se quero preparar arroz para uma porção, uso esta medida, uma chávena de café (aproximadamente 78 gramas):

Se quero preparar arroz para duas porções, duplico esta medida.
 
-> Se quero preparar arroz para quatro a seis porções, uso esta, uma chávena de chá (aproximadamente 340 gramas):

(oh! parece a mesma chávena, não parece?, mas garanto que não é!)
 
No entanto, actualmente opto sempre pela última opção, ficando com arroz para quando não me apetece perder tempo na cozinha.

 
Ingredientes para o arroz de feijão: - 1 chávena de chá de arroz; - 2 1/2 chávenas de chá de caldo da cozedura do feijão; - 1/2 cebola picada; - 1 colher de sobremesa de azeite; - sal q.b.; - 2 chávenas de chá de feijão branco.
 
Modo de preparação: Comece por preparar o refogado. Acrescente o arroz e envolva bem deixando dourar. Adicione o caldo e deixe cozer por 10 minutos, com o lume no mínimo (aqui, convêm ter em atenção o tipo de tacho utilizado, bem como a força do fogo, coisas que diferem de cozinha para cozinha). Passado esse tempo acrescente o feijão e, como o caldo estava temperado de sal, rectifique o tempero. Deixe cozinhar por mais 5 a 10 minutos. Sirva e delicie-se!

(O feijão foi cozido na panela de pressão, com uma cenoura, uma folha de louro, temperado com sal, azeite e pimenta e coberto com água fervida. O tempo de cozedura foi de 30 minutos).

Espero que tenham gostado! Até à próxima sugestão! *

6 comentários:

  1. concordo plenamente tambem adoro andar de cozinha em cozinha apesar de agora o tempo ser muito reduzido mas vamos conseguindo um beijinho grande e bom ano

    ResponderEliminar
  2. Este diga do copo dá imenso jeito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. :D o que já me ri com este post! E tupo por causa da tua caneca! Aliás DAS CANECAS! Claramente ve-se que são duas pois uma tem a asa do lado esq e a outra do lado drt! :D:D:D:D:D

    Quanto ao que escreves eu penso precisamente assim, Gosto muito de andar a "cuscar" as cozinhas, leia-se blogues, alheios . Sei que fico sempre mais rica! Com mais conhecimentos e sempre comento porque acho que para quem partilha é necessário sentir que está a ser "vista" e sei o quanto é importante o nosso esforço e empenho ser valorizado.

    Beijinhos grandes e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. É tão bom ter comentários para moderar!!! Gosto tanto!!!! =) E ver o que as pessoas dizem do que nós escrevemos!!! Se bem que eu ás vezes penso o que leva as pessoas lerem o que eu escrevo... A tua mãe deveria de dizer o mesmo de mim... Claro que podemos ser felizes nos dias que correm!!! Eu sou feliz apenas com um prato de comer!!!! =D Ai não posso que estou de dieta!!!! =P Então e a foto do arroz?!!! =) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Como te entendo! Só tenho pena que não tenha mais tempo para "vadiar" por cozinhas amigas.
    Adoro arroz de feijão, obrigado pela dica :) Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!