quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Bacalhau à braz

E quem foi que este fim de semana andou com o complicómetro no máximo? Eu, pois claro! Até a mim me irritava. Fiz montes de coisas e fiz coisa nenhuma. Dá para perceber? Acho que sim. Coisas de mulheres. Depois, quero ficar a dormir até um bocadinho mais tarde, mas o marido não deixa. Acende a luz. Apaga a luz. Pergunta pelos calções do futebol. Abre gaveta. Fecha gaveta. Que neura. Enquanto ele dorme de tarde, eu ando nas minhas andanças. E depois, diz que eu faço muito barulho!

Ultimamente tenho usado imenso a minha Maria (a minha Bimby). Na sexta estufei coelho. e aproveitei para cozer a vapor os bróculos que comprei no Pingo Doce em promoção. No sábado,fiz sopa com base de feijão e sem batata, com couve coração, cenoura, courgette e cebola, provei e pareceu muito bom! Ainda no sábado, com quatro laranjas tamanho pequeno,1 limão e 1 maçã, fiz sumo. Para o lanche preparei novamente a receita dos muffins com doce de tomate. Portanto, a moça trabalhou e trabalhou bem! Descansou no domingo e na segunda preparou o frango estufado que ficou uma maravilha! Ah, ainda fiz sopa de alface, para aproveitar as folhas que andei a tirar da horta. 

Esta receita fez as delícias do marido, que disse parecer o que a mãe fazia. Fiquei bastante contente, pois igualar a comida preparada pela mãe é tarefa difícil.

(Livro base da bimby, página 84)

Ingredientes para 6 pessoas: - 100 gr de azeite; - 400 gr de cebola; - 2 dentes de alho; - 300 gr de bacalhau (usei 200 gr); - 200 gr de batata palha (usei 700 gr de batata descascada e cortada no descascador); - 6 ovos; - sal e pimenta q.b.; - salsa picada; - 100 gr de azeitona (não tinha, por isso, não usei). (Reduzi a receita para metade).

Modo de preparação: 
1/ Coloque no copo o azeite, a cebola, os alhos e programe 5 seg/Vel 5. Refogue 5 min/ Varoma/Vel 1.
2/ Adicione o bacalhau e programe mais 5 min/100º/Colher inversa/Velocidade colher.
3/ Junte a batata e programe 3 min/100ºC/Colher inversa/Vel 2.
4/ Coloque numa frigideira e leve ao lume.
5/ Sem lavar o copo, deite os ovos e bata durante 10 seg/Vel 2.
6/ Deite o preparado por cima do bacalhau, misture tudo muito bem, junte a pimenta, a salsa e rectifique o sal. (Eu, acrescentei leite a olho!)
7/ Enfeite com azeitonas.

Espero que gostem! Foi a primeira vez que preparei bacalhau à braz! 

E preparar canja com ovo escalfado? 


Até à próxima receita!

9 comentários:

  1. Mas esta menina está ligada a uma central nuclear!
    Quanta produtividade!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Rita!
    É verdade temos dias assim...temos!
    Esse bacalhauzinho ficou um mimo, mas pelos vistos teve um resultado perfeito!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana,

    Adoro bacalhau à braz, é para mim uma das melhores formas de degustar o fiel amigo ! E eu gostei do asepcto delicioso do teu, acho que te "safaste" lindamente !

    Quanto à Bimby, já não passaria sem ela ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adoro bacalhau á Braz é dos meus pratos favoritos.

    ResponderEliminar
  5. hummm esse bacalhau estava certamente uma delícia:) mas essa canja de ovo escalfado ficou a piscar-me o olho!!!
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  6. Bom dia meninas! Obrigada pelos comentários! (Já vou espreitar o que andaram a fazer!)
    É verdade, impliquei com tudo e com todos durante o fim de semana! Usando o comentário da minha querida Nina, eu passei o fim de semana com os níveis de radioactividade no máximo! Quem se aproximasse seria chamuscado na hora! Eu, às vezes consigo ser mesmo chata!

    ResponderEliminar
  7. Cris,tens de experimentar! Fiz quando o meu sobrinho ficou connosco e o miúdo adorou! ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Engraçado foi hoje o meu jantar, feito pelo meu marido que sabe ainda melhor.
    O teu ficou excelente.
    bj

    ResponderEliminar
  9. Ana, já estava a estranhar a tua ausência. Tudo muito bom. Beijinhos, Né

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!