terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Empadas de galinha e relatos bimbólicos!

Esta manhã pensei em como é possível, ao fim de 3 semanas, já não me lembrar das resoluções para este novo ano. As palavras proibidas, continuam proibidas e não nos têm massacrado. Mas, existiam uma série de coisas que eu queria muito respeitar, por isso, faz todo o sentido perguntar a todos os amigos que por aqui passam: como estão as vossas resoluções?. Queria alterar a minha dieta. Queria começar o dia sem o leite com café, limitando o pequeno almoço a um chá com uma fatia de pão acompanhada de qualquer coisa parecida com light; mas, continuo com o leite com café e com duas (quando não três) fatias de pão torrado e barrado com manteiga. Queria comer doces apenas uma vez por semana, mas continuo a comer quase todos os dias (ontem não comi). Queria jantar apenas sopa, resolução que se tem verificado à hora de almoço. Tendo sopa feita, e estando sozinha, é mais fácil aquecer sopa do que preparar uma refeição, e assim, aproveito o tempo da hora do almoço para descansar. Queria terminar o dia de trabalho com a casa arrumada, falo daquelas pequenas coisas que vamos deixando espalhadas ou fora do sítio, aproveitando um break para arrumar a cozinha, até porque tenho direito a alguns minutos de descanso, como toda a gente, mas ontem, quase não levantei, nem para ir ao WC, até fiquei bastante preocupada quando percebi que durante todo o dia bebi apenas uma caneca de água. E isto, não pode ser assim. Tenho de me esforçar por pensar que se eu conseguir cumprir com as minhas resoluções, e sem necessidade de prejudicar o trabalho, consigo terminar as tarefas até à hora de saída e aproveitar o resto do dia para descansar, tratar do jantar e adiantar mais qualquer coisinha. Outra resolução era a de, durante a semana, ou pelo menos na quinta feira, conseguir limpar toda a casa, para que o fim de semana seja de absoluto descanso. Aqui então, tenho falhado redondamente. Enfim, melhores dias virão! :)

Uma coisa boa, é que tenho aproveitado bastante a ajuda da Bimby! Sábado preparei o pão e fiz um bolo de cenoura. No Domingo fiz iogurtes, caldo verde e estufei frango. Ontem, preparei bacalhau à braz, tema de um próximo post!

Esta receita foi retirada do livro "Cozinha Tradicional Portuguesa", da Maria de Lourdes Modesto, página 248.



Ingredientes:
- 1 galinha (usei frango); - 1 ramo de salsa; - 1 cebola; - 4 cravinhos (não usei); - 250 gr de toucinho; - 10 grãos de pimenta preta; - 1,5 dl de vinagre; - sal; - 4 gemas; - 1 limão; - noz-moscada; - 500 gr de massa folhada; - 2 gemas para pincelar.

Modo de preparação: 
1. Corta-se a galinha em pedaços, lava-se muito bem e coloca-se numa panela com a salsa atada em molho, a cebola com os cravinhos espetados, a pimenta em grão, o toucinho, o vinagre e o sal. Deita-se a água suficiente para tapar os ingredientes.
2. Tapa-se a panela e leva-se ao lume, deixando levantar fervura. Deixa-se cozer e apurar sem deixar reduzir muito o caldo. Quando a carne se separar dos ossos, escorre-se, retiram-se os ossos e corta-se a carne em bocadinhos. (Conte com cerca de 25-30 minutos para a cozedura)
3. Corta-se o toucinho em pedaços e põe-se numa tigela, juntamente com a carne. Passa-se o restante molho para um tacho, e, leva-se a apurar ao lume. Deixa-se arrefecer e juntam-se as gemas. Leva-se a engrossar em lume muito brando, mexendo sempre para que não talhe. Deita-se o molho sobre a carne que deve ficar completamente coberta. 
4. Tempera-se com sumo de limão e noz-moscada e rectificam-se os restantes temperos.
5. Estende-se a massa folhada e forram-se com ela as forminhas previamente untadas com banha.
6. Enchem-se com o recheio e tapam-se com uma rodela de massa, fazendo aderir aos bordos da massa das caixas com um pouco de água. Pincelam-se com gema de ovo e levam-se a cozer em forno quente (levei a 175ºC por 30 min).

As minhas empadas ficaram mais claras, pois não tinha ovo, tendo substituído por leite.

Não perca a próxima sugestão:



Sardinhas grelhadas com lentilhas

Bom apetite!

7 comentários:

  1. Nunca fiz empadas.
    Gostei muito das tuas ficaram mesmo uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá São! Também foi a minha primeira vez. Dá um bocado de trabalho, mas vale a pena! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Adoro empadas... Eu confesso que este ano ainda nao pensei em resoluçoes. hehe :)
    Espero que consigas cumprir as tuas. ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Ana..
    Menina as empadas ficaram divinas..
    Hummm bem que queria umas duas por aqui agora, já que ainda nem almocei..
    Eita delícia!!

    Quanto a essa nossa correria sem fim é mesmo terrível, sempre temos algo a fazer, nunca temos um descanso merecido e acabamos por descuidar de nossa saúde né?
    E nem me fale em dieta menina, minha vida desde os 18 anos é brigar com a bendita balança rss
    Desde que tive minha primeira filha eu vivo lutando kkkkk

    Um super beijo e um dia lindo viu?

    ResponderEliminar
  5. Ana Rita, deixo uma sugestão:
    Escreve, faz uma lista dos afazeres para o dia seguinte.
    Comigo funciona na perfeição e o tempo rende o dobro.
    As empadas ... As empadas fizeram-me salivar!
    Beijo da Nina

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelos comentários!

    Sarinha, quero continuar a lembrar, todos os dias, o que pedi para mim e para todos! Mas, como todos os dias podemos ser melhores, há que fazer por isso! ;)

    Cozinha de Mulher! Quero muito melhorar a minha dieta, mas sou muito gulosa (E preguiçosa).

    Nina, é verdade, quando escrevo as coisas correm melhor! Até evito esquecimentos! Adorei as tuas rosas!


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. As empadas têm um aspecto... hummm...
    bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!