quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Iogurtes

Tenho de partilhar que andava a dar em doida. Isto porque, talvez desde há uns três meses a esta parte, andava a dormir muito mal. Ora tinha a impressão de que passava a noite naquele sono que ao mais mínimo barulho, acordava; ora tinha a impressão de que as horas passavam e eu, por muito carneirinho que contasse, não pregava olho. Eu, que tenho tendência para ter olheiras, com estas noites mal dormidas, nem consigo categorizar o que tenho na cara. Se uso corrector, deixo de ter olheiras cinzentas para ter olheiras azuis! Mas, se não uso, é ouvir as pessoas: "Bem! Estás cá com umas olheiras!". É melhor continuar a tentar disfarçar. Entretanto, e para ver se consigo voltar ao estado natural que é o de dormir profundamente desde que me deito até acordar (ai que saudades!) estou a tomar um medicamento natural. Um relaxqualquercoisa (não me apetece levantar o rabo da cadeira). Isto para concluir que estas duas últimas noites correram melhorzinho. Fogo, ficar sem dormir é horrível. 

A Maria, que deixou um comentário muito bonito (sem querer tirar valor a todos os outros, pois adoro que comentem!) pediu para eu deixar a receita dos iogurtes. Claro que, como tudo na minha cozinha, e porque não nasci com talento nato para a coisa, as primeiras experiências não correram muito bem. 

Comecei por preparar iogurtes de soja (a experiência não correu bem, e acabei por desistir. Por enquanto!), depois, e num acesso de loucura, preparei com compota de morango, que foi um sucesso, mas como foram preparados com compota de compra, revelaram-se muito dispendiosos, mas pronto, foi numa de variar. Também já fiz com compota preparada em casa, mas o doce escolhido (de maçã, se não estou em erro) não foi aprovado pelo palato refinado do marido.


Sugestão tradicional:
Ingredientes
- 1 lt de leite;
- 1 iogurte natural;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
- 3 colheres de sopa de leite em pó (estou a usar meio gordo);
- 1 colher de sobremesa de essência de baunilha.

Modo de preparação: Ferva o leite com a essência de baunilha e deixe arrefecer. Misture o iogurte, o leite em pó e o açúcar. Junte o preparado anterior ao leite. Misture bem. Deite o líquido nos copos esterilizados (passados por água fervida). Ligue a máquina e deixe a trabalhar por 10 a 12 horas (consoante os queira menos ou mais sólidos).

Sugestão Bimby:
Ingredientes:
- 1000 gr leite (equivale a 1 lt);
- 1 iogurte natural (usei um caseiro);
- 50 gr de leite em pó (mantive as 3 colheres);
- 3 colheres de sopa de açúcar (não é sugerido);
- 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha (não é sugerido).

Modo de preparação: Com o copo bem limpo, coloque todos os ingredientes e programe: 4 min/50º/Vel 3. (Como me pareceu rápido demais, dupliquei o tempo). Terminado o tempo, siga o modo de preparação tradicional.

Pode substituir a essência de baunilha por um pedaço de casca de limão e um pau de canela, ou ainda, preparando o iogurte natural, colocar no fundo de cada copo 1 bolacha Maria partida em 4 pedaços.

Entre muitas outras sugestões, esta foi onde me inspirei.

Esta é a próxima receita:


Bom apetite!

11 comentários:

  1. Sou uma sortuda pois durmo muito bem ,as vezes não consigo me virar pois o meu gato adora dormir em cima das minhas pernas mas tirando isso durmo bem.
    Nunca fiz iogurtes e por acaso já andei com muita vontade de fazer mesmo sem ter iogurteira mas depois desisti.
    Gostei dos teus ficaram uma delicia.
    Fico ansiosamente á espera da proxima receita que tenho a certeza que vou gostar.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Hummm, quero ver a receita desses queques ;)

    ResponderEliminar
  3. Já não faço iogurtes há semanas! Adoro iogurte e os teus parecem bem cremosos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Pois que dormir bem para mim é assim meio relactivo... Tinha um sono tipo pedra, desdes ha quase 10 anos (meu Deus... Como passa depressa) que acordo por varias vezes ora porque a Laura respira um pouco nais forte, ora porque o Miguel tosse , ora porque o Gato Galileu se quer aninhar :D enfim... Ha uns tempos descobri um cha maravilhoso e que me deixa dormir!!!
    Quando durmo assim tipo 5/6 horas seguidas ja é um marco a assinalar!
    Beijocas grandes!

    Ps: humm esses queques .... :))

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Já experimentaste beber um copo de leite morno antes de te deitares? Dizem que ajuda... Eu como nunca me deito cedo, bebo sempre leite antes de me deitar, porque já passou muito tempo do jantar. E não é por uma questão de fome, é mesmo... hábito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Meninas! Obrigada pelos comentários!
    Sofia, para que fiquem ainda mais cremosos, podemos substituir 100 ml de leite, por natas. Já experimentei e fica muito bom!
    Cris, o chá que tomas é de valeriana? Já experimentei esse chá. Cheira mal para caraças, mas com uma colher de mel aquilo até passa!
    Katy, costumo beber chá, pois não gosto muito de leite simples. Mas todas as sugestões são boas!
    Esta noite, dormi como não dormia à muito tempo! :)
    Beijinho e excelente sexta feira!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia!

    Muito obrigada pela referência ao meu comentário! :) Fiquei com um sorriso de orelha a orelha! :) É tão bom saber de pessoas que têm uma vida parecida com a nossa, e que são pessoas "famosas". :) Eu então (oxalá não mude) durmo lindamente e o melhor sono para mim é no sofá com a gata e a cadela juntas a mim. :)

    Em relação aos iogurtes. Esses que fizeste ficam açucarados? É que fiz uma receita do site coco e baunilha mas acho que leva muito açúcar, ainda não os provei mas vai ser hoje. :) Só espero que não estejam muito doces porque se não não sei que lhes faça...

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria! Famosa, só se for entre a família e amigos! hehehe

    Não te preocupes, se os iogurtes ficarem muito açucarados, poderás usar em N receitas! Um bolo de iogurte, por exemplo!

    Eu sou suspeita, pois é frequente cortar no açúcar e no sal.

    Beijinho grande e, volta sempre!

    ResponderEliminar
  9. Ah sim, não tenha dúvida, agora volto todos os dias! E tenho a dizer que fico triste quando venho aqui e não há novidades... É tão giro e tão bom, porque parece que de repente de um dia para o outro fazem parte da nossa família.
    Quando digo "famosa" é porque escrevem na net (isso sei que qualquer pessoa o pode fazer, até porque também já o fiz durante um tempo) mas mais do que isso têm muita gente a seguir-vos!!! :)

    Pois... só que fiz 7 iogurtes... por isso espero que não estejam muito doces, porque se não vou ter de andar uma semana a fazer bolos... e não me parece que os consiga comer... a não ser que os ofereça. :) Que diga-se de passagem é uma coisa que adoro fazer! :)

    ResponderEliminar
  10. Tens que acreditar! provavelmente nem estarão assim tão doces! Também não recomendo que faças bolos todos os dias (Ai o que me ri!). Acabas-te de dar uma boa sugestão! Procurarei receitas que incluam iogurte!
    Gosto de escrever, mas às vezes, ou não tenho inspiração, ou não tenho tempo (mea culpa que fico a vegetar em frente à TV). Mas, e acabando de sentir o peso da responsabilidade, terei mais cuidado!
    Espero que deixar sempre a receita de que falarei a seguir, ajuda a auto motivar para que a actualização seja o mais diária que me seja possível, ao mesmo tempo que espero que os amigos que visitam interajam mais!
    Afinal, é um modo de nos ajudarmos mutuamente!
    Qualquer assunto que a Maria pretenda ver abordado, pode usar o e-mail: na.minha.cozinha.com@gmail.com
    Beijinho e muito, muito, muito obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Olá Ana !
    Aquilo é uma mistura de "ervas", comprei numa ervanária, e entre outras coisas tem valeriana. Não é muito mau de tomar... E deixa-me completamente extasiada!!! :D:D:D:D
    Beijinho!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!