quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Rojões à moda da Rita

Com tanta coisa por causa do fim de ano, esqueci de partilhar que consegui cumprir com o objectivo de limpar e arrumar toda a casa. As paredes foram lavadas, e nem imaginam a diferença. O pó foi todo limpo. Inclusive as peças de arte (muito fino, né verdade) de madeira foram lavadas no poliban porque aquilo era pó misturado com aquela humidade esquisita.

As limpezas duraram mais de uma semana, pois além de não aguentar lavar tudo com lixívia em dias seguidos, como tinha de cumprir com a agenda do trabalho, foi complicado conciliar as duas coisas. No final do dia de segunda feira, último dia do ano, o meu olfacto e palato estavam um pouco alterados por causa da lixívia e, apesar de ter usado luvas, ainda fiquei com o braço esquerdo com umas borbulhinhas estranhas, será alergia à lixívia? Se comecei as limpezas no quarto e casa de banho, terminei nesta mesma zona. Voltei a limpar as portas todas com reparador, e acreditem ou não, já estão com indícios de nova praga! 

Estou ansiosa por conseguir o desumidificador e claro que vou seguir a sugestão da D.ª Isabel (a minha revendedora Bimby), e tentar comprar um no Cash Converters. De qualquer modo também estão disponíveis no OLX a preços interessantes. (Ai, nunca mais é sábado.)

Limpezas feitas, estou hiper orgulhosa da minha casa, mesmo assim, continuo a seguir atentamente os sites imobiliários para ver se aparece algo interessante. Adianto que desconfio a 100% das casas que não apresentam foto da cozinha e/ou da casa de banho. E detesto as que me apresentam foto do WC com loiças do tempo da minha avó, até sinto náuseas...

Chega de conversa. Este espaço também é de partilha de receitas, por isso, deixo a do jantar de ontem, rojões à minha moda (inspirado neste livrinho)


Ingredientes: - 200 gr de rojões; (- para o tempero: - sumo de limão (porque não tinha vinho verde maduro, que esqueço sempre de comprar); - sal; - colorau; - 5 dentes de alho laminados; - oregãos (o Jamie disse na televisão que esta erva combina bem com a carne de porco); - tomilho (porque me apeteceu); - 1 folha de louro.); - 4 fatias de bacon reduzidas a juliana; - 1 chávena de chá de cogumelos laminados (estou a experimentar a embalagem de cogumelos laminados congelados da marca Continente. Posso adiantar que passaram no teste!); - 2 colheres de sopa de banha de porco; - 1 cálice de vinho branco (como não tinha, atrevi-me a usar o espumante que sobrou do fim de ano, que resultou maravilhosamente).

Modo de preparação: Numa frigideira anti-aderente derreta a banha. Quando lhe parecer quente, adicione o bacon. Estando o bacon tostado, acrescente os cogumelos. Como os cogumelos largarão muita água (se usar os congelados) basta que verta o excesso de líquido no lava loiças (cuidado para não se queimar). Acrescente a carne e deixe alourar. Se entender necessário, aumente o lume para aquecer bem para que ao acrescentar o vinho aconteça aquele tchhhh! Deixe cozinhar em lume brando até evaporar o vinho. Polvilhe com salsa picada e sirva quentinho! Acompanhámos com arroz de feijão branco.

O modo de preparação do feijão branco, fica para amanhã! :) 

Espero que tenham gostado! See you soon! *


8 comentários:

  1. Nunca juntei cogumelos nos rojôes mas gostei muito dos teus.
    Ficou uma excelente refeição.
    Bom ano.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Parece-me bem, eu faço quase spr com massa pimentão e massa de alho e forno com eles. Isto durante a semana andamos spr à pressa lol

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estes rojões parecem-me mesmo muito apetitosos. Gostei muito.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto de rojões.... Por norma só os como quando a tia do meu marido faz!!! Mas não parece nada dificil os teus!!! Acho que vou fazer e fazer uma surpresa ao marido!!! Beijinhos e... se quiseres aproveitar e ajudares me nas limpezas lá de casa.... ;)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelos comentários! Esqueci de dizer que deixei marinar por duas horas (vou rectificar no corpo do post). Enquanto isso, despachei umas quantas tarefas! ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Ficaram com óptimo aspecto estes rojões :)
    Um beijinho e bom ano!

    ResponderEliminar
  7. Também gosto dos cogumelos do continente, mas nunca juntei aos rojões. Mistura interessante.

    ResponderEliminar
  8. Bemmm os rojões têm mesmo bom aspecto :):) Com feijão então..hummm =)

    Beijinho*

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!