sexta-feira, 26 de abril de 2013

Carapaus grelhados com molho à espanhola

Do 25 de Abril, o que retive foi a liberdade de expressão e o acesso à informação, por conseguinte à formação das pessoas. Tendo nascido depois da data histórica, os medos e tristezas passadas, só mesmo contadas. O triste, é que parece que esses sentimentos estão de volta, por isso, compreendi quando ontem, na televisão, as pessoas mais velhas exigiam novo movimento armado para acabar com esta palhaçada. 1/3 dos portugueses está a passar fome, e se seguimos o exemplo dos nossos vizinhos espanhóis, mais uns meses e está metade da população no desemprego (eles aproximam-se a passos largos dos 30%, é assustador). Para aumentar o nosso desespero, temos um presidente que assume estar do lado do governo, escondendo-se por trás das supostas limitações de um presidente. Não pretendiam alterar a constituição? Pois, eu proponho que alterem o estatuto do presidente. Já agora, o ex-presidente Sampaio não dissolveu (ou despediu, ou lá como se diz) o governo do Santana Lopes? E andava o presidente a apregoar, aquando das últimas eleições, que ele, por motivo de alta formação e competência, seria o candidato à altura do cargo. Pois, pois. A história relata o contrário, mas pronto. Eles continuarão no seu poleiro, e o povo, quem devia ordenar, é quem mais sofre.

Sempre ouvi a minha mãe queixar-se do preço do peixe, principalmente do fresco. É verdade que é mais caro, mas existem sempre opções mais económicas. Do último fim de semana, comprei 1 kg de carapauzinhos e 1 kg de sardinha, por 2,50€ o preço do kg; comprei ainda uma dourada, que me ficou a 4€. Mas, estes carapaus, foram comprados na peixaria do Continente à cerca de duas semanas, e foram o jantar de terça feira.


Ingredientes:
- 2 carapaus;
- sal, limão e ervas aromáticas;
Para o molho à espanhola:
- 1 cebola;
- 6 colheres de sopa de azeite;
- 1 colher de chá de colorau;
- ervas aromáticas.
(não coloquei: alho, sal, pimenta, vinagre e água)

Modo de preparação:
1 - Amanhado o peixe, tempere-o com sal. Na "barriga" coloque rodelas de limão e ervas aromáticas (salsa e coentros).
2 - Leve a grelhar, no grelhador previamente aquecido. Grelhe dos dois lados por 10 minutos cada.
3 - Prepare o molho à espanhola, colocando numa tigela o azeite, a cebola picada e as ervas aromáticas (fiz uma versão simples, mas igualmente deliciosa).
Acompanhámos com batata cozida e salada de alface.

Espero que tenham gostado! A próxima receita, vai ser mais um aproveitamento! E mais uma receita de peixe!

BOM FIM DE SEMANA!

6 comentários:

  1. Gosto tanto desta refeição. Excelente sugestão.
    beijoca e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante e hei-de cá voltar com mais tempo para passar a receita. Este é um dos meus molhos preferidos, mas como estou longe do peixinho grelhado de Portugal acabo por me esquecer de o fazer. Agora que em boa hora mo relembraste... um destes dias faço-o com certeza!

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Adoro e h´muito que não como.
    Fiquei com muita vontade de comer...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Um dos meus pratos preferidos de peixe...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá:)

    Ainda ontem comi carapaus escalados e grelhados - estavam uma delícia mas também gostei da tua versão. A experimentar!

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!