sexta-feira, 12 de abril de 2013

Feijoada

A minha mãe acha que eu sei cozinhar muito bem, tendo-a ultrapassado na cozinha. Não concordo. A comida da mãe é sempre a melhor, pelo menos na generalidade dos casos. Eu respondi que só me veria uma verdadeira cozinheira (amadora) depois de preparar uma bela feijoada e um cozido à portuguesa. 

A feijoada já está! Agora, só me falta o cozido. Para mim, preparar feijoada era demasiado complicado. Talvez porque sempre que a mãe prepara, o resultado é muito tacho por lavar.

Antes de ir buscar o avô para almoçar connosco no domingo passado, preparei o leite creme na bimby. Depois, preparei, também na bimby, arroz branco. O feijão cozeu na panela de pressão, tendo aproveitado para cozer a vapor duas coxas+perna de frango. Enquanto o feijão ficou a cozer sob a supervisão do marido, fui buscar o avô. Quando regressámos, foi só preparar uma limonada na bimby e terminar de preparar o almoço.


Ingredientes para 6 (In livro base da Bimby pg. 106):
- 800 gr de couve lombarda;
- 150 gr de cebola;
- 2 dentes de alho;
- 150 gr de cenoura;
- 150 gr de tomate;
- 70 gr de azeite (adicionei entre 10 a 20 gr);
- 100 gr de bacon (não adicionei);
- 150 gr de vinho branco (o tal ingrediente que esqueço sempre de comprar, substitui por cerca de 50 gr de vinho do porto);
- 100 gr de entremeada (usei cerca de 300 gr, tendo-a limpo da parte mais gorda e dos ossos);
- 250 gr de entrecosto (optei pelo frango, usei 2 coxas + 2 pernas);
- 1 folha de louro;
- 2 caldos de legumes ou sal;
- 250 gr de água (metade desta quantidade foi caldo da cozedura do feijão);
- 1 malagueta;
-1 farinheira;
- 1/2chouriço de carne (não usei);
- 1/2 chouriço de sangue (não usei);
- 2 latas de feijão de manteiga (adicionei 3 chávenas de chá mal cheias).


Modo de preparação:
1 - Coloque no copo a cebola, os alhos, a cenoura, o tomate, o azeite e programe 5 seg / vel 5, e de seguida 20 seg / vel 7.

2 - Refogue 5 min / varoma / vel 2.

3 - Adicione o bacon, o vinho e programe 3 min / 100º / vel 2.

4 - Junte a entremeada, o entrecosto em pedaços pequenos, a folha de louro, os caldos, 150 gr de água, a malagueta, a varoma com a couve (não a escaldei, foi lavada e cortei um pouco da grossura do caule), on enchidos (limitei-me à farinheira) e programe 25 min / varoma / lâmina inversa / vel colher.

5 - Coloque a couve na travessa de servir, com a farinheira cortada em rodelas. Reserve.

6 - No copo coloque os chouriços cortados, o feijão escorrido (e no meu caso, o frango desfiado), o restante de água (lembre-se do caldo da cozedura do feijão, ficam os sabores mais apurados) e programe 8 min / 100º / lâmina inversa / velocidade colher. 

7 - Deite a feijoada por cima da couve e da farinheira. Retire a folha de louro e a malagueta. Sirva bem quente.

O avô gostou. O marido também. E eu, fiquei contente com a prestação da bimby. Loiça por lavar? A panela de pressão e a panela da bimby! :)

O leite creme foi polvilhado com canela.



Espero que gostem da sugestão!

6 comentários:

  1. A tua feijoada ficou uma maravilha.
    Os homens cá de casa adoram.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro feijoada... e essa tem um aspecto delicioso.

    Beijinhos

    http://aspapinhasdosbabinhos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Excelente receita...
    Mas, o que me deixa com uma baita "inveja branca" é esta Bimby - não encontro ela a venda aqui no Brasil - Pelo que eu sei a tal Bimby, picar, ralar, bater, amassar, moer, triturar, pesar, emulsionar, cozinhar a vapor e ainda auto-lavagem... E pelo jeito só falta falar.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Feijoada é a minha comida favorita :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!