terça-feira, 7 de maio de 2013

Arroz de peixe

A última semana passou a mil. Passei o feriado nas compras. Na quinta, foi dia de renovar o BI, agora cartão do cidadão. Nem me lembrei de que não precisava de tirar fotos, ainda bem, pois a máquina da estação estava avariada. Depois, receava ter de pagar multa, mas não, não paguei e nem se paga multa. E sim, demorei quase 2 horas para tratar deste assunto. Cartão do cidadão tratado, foi a vez de tratar do direito a ter lugar de estacionamento à porta de casa. Aqui, foi rápido. Mas, tive de pagar. Pensámos que pagando o imposto de circulação, teríamos direito a um lugar e ponto final, mas não. Paguei 6 euros por um cartão que tem a validade de 2 anos. Mas, o importante, é que foi mais um assunto que ficou resolvido. Ainda na quinta-feira, fui ao mini-curso da Bimby, que adorei. E eu que pensava que fazia bom uso da máquina! Afinal, ainda posso tirar mais partido. Provei uma maravilhosa sopa de peixe. A manteiga, cuja receita me pareceu demasiado complexa, é a coisa mais fácil de preparar. E a maionese, que talhou quando me aventurei a preparar, é bem simples, por isso, voltarei a experimentar. 

Tinha adiantado que a próxima receita seria mais um aproveitamento, e foi, esta receita até poderia fazer parte de uma rubrica criada em tempos "Da panela para a mesa"! Com um filete de peixe, preparei um arroz  que, modéstia à parte, estava uma delícia! Desta vez, sem bimby!


Ingredientes para 2: 
- 1 filete de peixe;
- 1 cenoura;
- 1/2 cebola;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 colheres de sopa de molho de tomate;
- 2 chávenas de café de arroz;
- 6 chávenas de água fervida;
- 3 caldos caseiros de fumet de camarão;
- 1 colher de sobremesa (mal cheia) de sal;
- salsa e coentros picados.

Modo de preparação:
1 - Coza o filete em água fervida (não temperei a água com sal, pois iria juntar o peixe desfeito ao arroz). Cozido o filete, escorra-o e lasque-o, reserve.
2 - Pique a cebola e lave, descasque e corte a gosto a cenoura.


3 - Prepare o refogado, acrescentando a cenoura, o molho de tomate e o arroz. Deixe cozinhar por uns minutos.
4 - Acrescente a água e os caldos. Mexa com um garfo e deixe os caldos dissolverem na água. Rectifique o tempero de sal. Acrescente o peixe e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
5 - Acrescente as ervas picadas e deixe cozinhar por mais 5 minutos ou até o arroz estar cozido (vá provando).


Sirva de imediato. 

Espero que gostem!

5 comentários:

  1. Que arrozinho tão bom...gostei muito.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,

    Também estive nesse curso da Bimby quando a comprei e aprendi imenso, mas mesmo assim tenho a noção que poderia tirar mais proveito... por vezes tenho preguiça, confesso. :)

    Adorei o arroz de peixe, é um prato versátil sim, mas muito saboroso e o teu atiça o apetite !
    Delicioso !

    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!