quinta-feira, 23 de maio de 2013

Bolo de bolacha

Já aqui comentei, por uma série de vezes, que as comidas que preparo nem sempre correm bem. E muitas vezes, são motivo de risota geral. Também já tinha publicado a receita do bolo de bolacha, mas queria fazer de maneira diferente, para parecer o que vendem no Pingo Doce e que tanto agrada ao marido. Fiquei-me pela tentativa. Mas, tenho a certeza que da próxima vez correrá melhor!




Ingredientes:
- 200 gr de amêndoa;
- 250 gr de manteiga;
- 200 gr de açúcar;
- 1 pacote de bolacha maria;
- 2 gemas (esqueci de usar!);
- 1 pacote de natas;
- 1 café forte, frio.

Modo de preparação:
1 - Coloque 500 gr de água no copo da bimby e marque varoma / 5 min / velocidade colher. Fervida a água, coloque no copo o cesto com as amêndoas, e programe varoma/ 2 min/ velocidade colher. Escorra-as e pele-as, enquanto estão quentes. Seque-as com papel de cozinha e triture 15-20 seg / vel 5 (pode separar parte para torrar).
2 - Com o copo limpo e seco, pulverize o açúcar, 15 seg / vel 9. Reserve.
3 - Coloque a borboleta e deite o pacote de natas (devem estar frescas) e programe 2 min / vel 3 1/2. Reserve.
4 - Misture a manteiga com o açúcar, 2 min/ vel 3. (aqui o meu erro! comecei por derreter a manteiga).
5 - Adicione o chantilly e a amêndoa triturada e marque mais 2-3 min / vel 3. Pelo bocal junte as gemas previamente batidas (1 seria suficiente, mas eu nem uma adicionei!).
6 - Molhe as bolachas no café frio e coloque uma camada no prato de servir. Deite por cima uma camada do preparado da manteiga. Repita até terminar com uma camada de creme.
7 - Polvilhe com amêndoas torradas.

(In Mesa em festa 2000, pelo continente)

Como derreti a manteiga e não tive paciência para esperar pelo dia seguinte, uma vez que seria de esperar que o preparado estivesse menos líquido, optei por colocar em copos. Alternei entre colheradas do preparado e de bolacha que fui passando pelo café e partindo. Como me esqueci das gemas, sabia um bocado a manteiga. Mas, garanto que comemos tudo. Que vergonha! :)

Espero que tenham gostado! E lembrem-se das gemas! 

10 comentários:

  1. Ás vezes as coisas também não me correm bem mas o que importa é que seja comestivel.
    Essa sobremesa até que ficou com muito bom aspecto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que Delicia!!!
    Tomei nota e vou fazer em breve :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Desde que esteja saboroso! :)

    E a mim esta sobremesa parece-me muito bem!*

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa também há experiências que correm menos bem.
    A ultima, foi uma mousse de papaia.
    Ficou linda, perfeita... mas o sabor péssimo! Acredito que quem goste desta fruta adorasse a minha sobremesa, mas cá em casa ninguém gosta de papaia. Hoje pergunto,porque fui eu fazer uma mousse de sabor que ninguém gosta?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sobre a minha mfp é uma clatronic BBA 2604,vai fazer trÊs anos que a comprei e tem-se portado muito bem.
    Na altura que a comprei segundo a Deco era a escolha acertada.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Bom dia! Obrigada pela visita e comentário!
    Selene: Deixas-me muito mais tranquila quanto aos meus desastres! Se bem que tenho consciência de que muito desastre deve acontecer pelas cozinhas portuguesas!
    São: Obrigada pela informação.
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Voltei para lhe desejar uma Excelente Semana :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. O importante é tentar, para a próxima corre melhor.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada Tons Neutros! Eu estou certa que sim! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!