quarta-feira, 22 de maio de 2013

Polvo

Pela primeira vez cozinhei um polvo em condições! É que nem imaginam as minhas aventuras com o polvo. Ora era muito pequeno, ou ficava duro que quase parecia sola de sapato. Que nervos. Comprei fresquinho na peixaria do continente. O bicho pesava quase dois quilos. Perguntei à senhora como sugeria que o preparasse e segui à risca. Para já, sugeriu que eu o congelasse porque no momento de cozer seria o mais aconselhável, depois sugeriu que o cozesse com um fio de azeite e nada de sal.


Ingredientes para 3 gulosos:
- 1 polvo;
- 1 fio de azeite;
- 1 folha de louro;
- água;
- sal, pimenta, azeite e salsa picada para depois de cozido.

Modo de preparação:
Coloque o polvo na panela de pressão (foi para o jantar, por isso retirei do congelador de manhã, quando foi para a panela ainda estava ligeiramente congelado). Cubra com água. Deixe cozinhar. (Quando a panela começou a largar vapor, baixei o lume e deixei cozinhar por mais 30 minutos). Corte em pedaços, tempere com sal, pimenta e azeite. Muito azeite! E muita salsa. Disfrute!

Estava uma delícia!

6 comentários:

  1. Epa.... e eu tenho apenas sopa para o meu jantar. . Mas esse polvo tem um aspecto ... maravilhoso! Anda cá trazer please!!!!!! ;)

    ResponderEliminar
  2. Tira-me isto daqui... Oh meu Deus! Ultimamente só vejo crimes no teu blog... só coisas que não existem aqui por terras francesas!
    Recentemente descobrimos uma lojinha a 20kms que só vende produtos portugueses, mas ainda assim há coisas que o importador não tem e outras são demasiados caras. E o polvo, por exemplo, só tem daqueles enormes que tem tentáculos parecem um gigante do monte... não gosto. :(

    ResponderEliminar
  3. Muito bom mas esse polvinho, para mim, para além de muita salsa tem que levar muito alho picadinho, uma cebolinha picada e um toque de vinagre, para a próxima experimenta, fica delicioso... beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. Bom dia! Muito obrigada pelos comentários!
    Oui, cést moi: Nada como a nossa terrinha, não é verdade? Ao mesmo tempo, invejo a tua coragem por viveres num país que não o teu. E olha que adorei a minha visita relâmpago a Paris! :)
    Aim'Art: Gostei muito da tua sugestão! Vou melhorar a minha experiência, com toda a certeza!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá :)
    Adorei o aspecto deste polvo. Cá em casa adoramos polvo.
    beijocas

    ResponderEliminar
  6. Eu vivo num sítio bem mais calmo do que Paris e que a uns 85kms podemos passar um bocado na companhia do mar... que eu sempre quase vivi dentro da praia!
    Graças a essa lojinha que encontrámos, noutro dia pudemos fazer/comer sopa de caldo verde e depois uma alheira! Já para não falar nos 'joaquimzinhos' fritos... Já não é mau, de vez em quando sempre podemos matar as saudades de algumas coisas!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!