quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Entrecosto no forno

Estou em contagem decrescente para começar a gozar a primeira semana de férias de 2014. Sinto que estou no limite das minhas capacidades e ainda que as horas de trabalho voem, tenho a impressão de que não estou a ser tão produtiva. É que nem nas semanas em que tive exames e acordei mais cedo do que o habitual me sentia assim tão cansada. Agora, que estou a dormir as 8 horas, parece que passo os dias como se tivesse engolido um monte de comprimidos para curar depressões. Eu digo que isto é falta de sol, e até já prometi a mim mesma que assim que o termómetro chegue perto dos 20ºC eu vou estender a toalha na areia. Ai se vou.
 
Tenho tantas receitas para partilhar que nem sei por onde começar, se pela canjinha que preparei num momento em que me senti um bocadinho doentinha; se por um gelado que aprendi a fazer no MasterChef Australia e que é super fácil e só tem um ingrediente, isso mesmo, um só ingrediente; ou se comece pela tarte que preparei para o dia dos namorados; ou, por um arroz de tamboril com camarão, que não era arroz de marisco, mas podia ter sido; ou, por um entrecosto maravilhoso preparado no meu forno (sem grill, mas meu!). Começo mesmo por aqui, para as restantes sugestões, já sabem, é só ir passando que elas irão aparecer!


 
Ingredientes 4 pessoas:
- 1 tira de entrecosto;
Para o tempero:
- vinho branco q.b.;
- sal, pimentão doce, piripiri em pó, q.b.;
- 2 a 3 dentes de alho;
- tomilho q.b.;
- 2 folhas de louro.
Para cozinhar:
- azeite;
- chouriço;
- tomate.
 
Modo de preparação:
1/ Corte às tiras e dê golpes para partir o osso (ou peça ao talhante para partir);
2/ Tempere e deixe a marinar de um dia para o outro;
3/ Pré-aqueça o forno (a gás conte uns 10-15 minutos);
4/ Coloque a carne e parte da marinada num pirex, regue com azeite, acrescente o chouriço cortado em pedaços grandes (é mais para largar gordura e tornar a canre mais saborosa) e o tomate.
5/ Deixe cozinhar durante uns 40 minutos com a temperatura no mínimo (forno gás) ou a 180º C (forno eléctrico). Vá abrindo o forno para mexer a carne e ir regando com a marinada reservada.
 
Acompanhe com arroz branco ou batata frita (para os mais gulosos) e uma salada de alface e tomate.
 
Antes de me despedir, deixo um truque! Não aprendi com ninguém, pura e simplesmente saiu e adorei a ideia. Quem tem forno a gás, mesmo cozinhando com a temperatura no mínimo, sabe que o recipiente que vai ao forno com a comida, fica pouco apresentável para levar à mesa. Lembrando as experiências anteriores, cerca de 10 minutos antes de desligar o forno coloquei um outro recipiente próprio para o forno e para servir, a aquecer. No final, foi só transferir, cuidadosamente, de um para o outro, sem alterar drasticamente a temperatura!
 
Espero que gostem e que experimentem! Estava uma delícia!
 
Bjo
 
 



2 comentários:

  1. Ana Rita, minha menina linda!
    Bom, tão bom que apareças, ainda que cansadinha!
    Eu num corropio constante, mas é assim que eu gosto de viver a minha vida!
    Acreditas que hoje, para o almoço temos entrecosto assado?Coincidências!
    Um grande beijinho da Nina

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Nina! Compreendo perfeitamente o preferir viver num corropio constante! O descanso sabe bem, mas sabe ainda melhor ter tudo organizado, nada pendente, e tudo em mudança! :)
    Espero que o entrecosto esteja tão bom ou melhor que o meu!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!