segunda-feira, 17 de março de 2014

Bacalhau assado no forno

Não sei porque insisto em comprar as revistas das lojas Pingo Doce e Continente. Olhando para a minha preciosa estante de livros e revistas de culinária sei que nem metade das receitas foram já experimentadas por mim. Costumo dizer que sou uma amadora na cozinha e garanto que conto pelos dedos as receitas que faço sem ter uma fonte de inspiração. Não sou daquelas mulheres que passaram metade da vida partilhando a cozinha com a mãe e/ou com a avó, com quem tiveram a oportunidade de aprender tudo ou quase tudo o que sabem. O meu interesse pela cozinha nasceu quando comecei a ter de cozinhar todos os dias, pois até então era mais uma obrigação que um momento aprazível. Isto para comentar o maravilhoso bacalhau que cozinhei por consulta de uma sugestão que vem no livro Cozinha Tradicional Portuguesa da Maria de Lurdes Modesto, página 14.




Ingredientes ( 2 pessoas):
- 2 postas de bacalhau;
- 5 dl de leite;
- 2 dentes de alho;
- 2 cebolas;
- 1 ramo de salsa;
- 4 dl de azeite;
- sal;
- pimenta;
- presunto.

Modo de preparação:
1/ Lave muito bem o bacalhau e leve a demolhar em água com limão cortado às rodelas (saltei esta parte pois já o havia demolhado e congelado);
2/ Leve o leite ao lume com o bacalhau e deixe levantar fervura, passando depois por água fria. 
3/ Coloque o bacalhau numa assadeira de barro e tempere com pimenta e sal se necessário (não usei nenhum dos temperos). Junte os dentes de alho e as cebolas cortadas, a salsa (esqueci) e o azeite de forma a cobrir bem o bacalhau (coloquei o azeite no fundo, regando as postas).
4/ A receita não sugere, mas eu coloquei por cima do bacalhau fatias de presunto.
5/ Coloque as batatas cortadas às rodelas e regadas com o mesmo azeite (fiz à parte e coloquei mais cedo no forno, pois achei que demorariam mais tempo).
6/ Deixe a cozinhar por cerca de 20 minutos em lume forte.

Tendo cozinhado as batatas à parte, descasquei lavei e cortei em rodelas largas coloquei na púcara com bastante azeite, tomate, cebola, uma folha de louro e sal. Deixei cozinhar por cerca de 40 minutos (ou seja, 20 minutos depois de colocar as batatas, coloquei o tabuleiro com o bacalhau que demorou outros 20 minutos).

De acordo com o livro esta receita é típica de Entre o Douro e Minho.

Espero que gostem! Bjo



2 comentários:

  1. Adoro bacalhau e achei a tua receita uma delicia
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São! É daqueles pratos que sugerem um vinho especial! ;)
      Beijinho

      Eliminar

Obrigada pela tua participação!