quinta-feira, 17 de abril de 2014

Bolo de limão regado com lemon curd

Se podia viver sem a Bimby? Podia, mas não seria a mesma coisa! Por isso, deixo mais uma sugestão preparada com a sua ajudinha!
 
Antes, tenho de comentar que as experiências com o forno começam a melhorar, mas ainda não atino bem com a temperatura. É um bocado frustrante mas acredito que lá chegarei. Entretanto, já inclui na minha lista a compra de um termómetro para medir e controlar a temperatura do forno. A minha tática foi ligar e deixar aquecer bem (enquanto fazia a massa) depois, com o forno bem quente, baixei a temperatura e coloquei a forma tapada com papel de alumínio para evitar que a superfície começasse a alourar quando previa que o bolo demoraria um bocado a cozer. Passados 15 minutos, fui espreitar. O bolo havia crescido tudo o que tinha de crescer e estava branquinho. Retirei o alumínio e deixei ficar mais uns 10 minutos. Findo esse tempo, estava lourinho mas cru no meio. Aqui comecei a achar que não iria resultar... Baixei um pouco mais a temperatura e voltei a tapar com folha de alumínio para que cozesse sem queimar a superfície. Foi a melhor ideia que podia ter tido. O bolo cozeu sem queimar por cima, mas ficou com o efeito queijo que acho que resultou das variações da temperatura e, claro que ficou escurinho por baixo e dos lados, o que implicou "descascar" o bolo. Para desenrascar a apresentação, cortei em fatias e reguei com o lemon curd. Conclusão? De um jantar para 4 pessoas sobraram umas 4 fatias! Parece que nem tudo se perdeu, verdade?
 
 
 
(In Bimby 100 receitas, nº 59)
Ingredientes:
- 260 gr de açúcar;
- 2 limões;
- 4 ovos;
- 200 gr de natas;
- 100 gr de manteiga;
- 250 gr de farinha;
- 1 clh de sopa de fermento em pó para bolos;
- manteiga e farinha para untar.
 
Modo de preparação:
1 - Coloque no copo o açúcar, a casca de 1 limão e pulverize 15 seg/ vel 5.
2 - Coloque a borboleta, adicione o sumo de 2 limões, os restantes ingredientes, exceto a farinha e o fermento e programe 5 min/ vel 4.
3 - Pré-aqueça o forno a 180º C.
4 - Junte a farinha e o fermento e programe 15 seg/ vel 3.
5 - Deite o preparado para uma forma de bolo inglês previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.
6 - Leve ao forno por 30 minutos.
7 - Terminado o tempo deixe arrefecer e desenforme.
Sirva regado com o lemon curd.
 
Espero que gostem! Nós devorámos o bolo!

4 comentários:

  1. Com lemon curd??? Então tem que ser uma delicia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá...concordo plenamente que a bimby facilita a vida ás donas de casa ,mas por mim não dispenso por nada o forno tradicional para fazer um bolo lourinho como manda a tradição.
    Feliz páscoa!!

    ResponderEliminar
  3. Ana Rita, eu não tenho Bimby! Sou uma espécie em vias de extinção!
    Já quanto ao forno, sou exigente. Não admito que me deixe ficar mal.
    Ainda assim, excelente gestora, salvaste muito bem a sobremesa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelos comentários! Continuo nas tentativas para fazer comida no forno sem queimar. Já consigo fazer pizza sem queimar, com a massa cozida e tostadinha. Os bolos, é que continuam a sair furados... Mas, não desistirei! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!